Vendas na crise: como gerar novas oportunidades através do CRM

vendas na crise

É muito comum que a área comercial de uma instituição seja observada por todos da empresa. Afinal, ter um bom produto ou serviço não é garantia de venda, principalmente em tempos de crise, e cabe a esta equipe efetivamente vender e fazer girar os recursos da empresa. São as vendas regulares que mantem um fluxo de caixa saudável! Gerar vendas na crise é um desafio ainda maior para nossas equipes comerciais, mas queremos hoje compartilhar alguma dicas para tornar essa tarefa mais fácil.


Existe uma situação muito comum em todos os tipos de empresas, veja se você se identifica com ela:

Conforme os dias do mês passam, caso não ocorra o faturamento desejado, acontece uma grande tensão e pressão em nível hierárquico para atingir as metas do mês.

 

Se identificou não é?! Essa situação acontece ou já aconteceu com todo mundo. E este cenário é ainda mais comum e intenso em tempos de crise.


Ter confiança, otimismo e planejamento são algumas das estratégias para se distanciar deste contexto. Essas práticas, aliadas ao uso de ferramentas, podem ajudar empresas a manter ou ampliar suas vendas em tempos difíceis.

 

É sobre esses recursos que queremos falar hoje, para ajudar você à turbinar suas vendas na crise.

 

Dicas para vender na crise

 

Que estamos passando por tempos difíceis é fato, não precisamos de noticiários ou pesquisas elaboradas para comprovar que a economia Brasileira não está crescendo, podemos comprovar isso no dia-a-dia das nossas empresas, não é mesmo?!

  • Mas em tempos de crise, você vai chorar ou vender lenços? 

É lógico que esse cenário torna o processo de vendas muito mais difícil. Porém, o difícil não pode vir a se tornar impossível. A crise não elimina totalmente a necessidade das pessoas e empresas, ela exige adequações – tanto para o comprador, quanto para o vendedor. Então para realizar vendas na crise:

 

  • Entenda o que realmente está acontecendo com seus prospects/clientes – será que eles precisam diminuir ou manter os custos? Utilizarão do mesmo serviço? Em qual volume? Coloque-se no lugar dele.
  • Adeque Produto/Serviço, Processo e Preço – Compreenda como oportunidade de melhorias e reveja o que pode aperfeiçoar e entregar como diferencial ao seu cliente.
  • Apresente e Relacione-se – Você ouviu seu cliente/prospect e se adequou às necessidades dele, agora você precisa comunicar a ele as boas novas.


É possível realizar essas ações de maneira progressiva ou por uma força tarefa, mas  é fundamental organizar e registrar todas as informações. Para isso, busque uma ferramenta adequada à estrutura de sua empresa. Pode ser uma planilha de vendas, um CRM ou ferramentas online gratuitas.
Independente da ferramenta escolhida, é necessário mantê-la atualizada, pois é dela que serão extraídos os resultados de cada etapa para análise e decisões.

 

Por que investir em ferramentas de Vendas e Relacionamento?

 

Investimento é a melhor expressão quando descrevemos a aquisição de uma ferramenta de vendas e relacionamento. Você está investindo para vender mais, ou, em alguns casos, parar de perder dinheiro e focar nas ações que trazem mais resultados.

 

Conforme indica o Sebrae “Várias ferramentas podem ser úteis para fazer essa aproximação e até a fidelização. O Customer Relationship Management (CRM), que nada mais é do que a gestão de relacionamento com o cliente, dá as diretrizes que o empresário deve seguir, nesse intuito.”

 

Ao procurar um CRM, analise seu processo de vendas, talvez sejam necessários ajustes – todas as fases precisam ser contempladas na ferramenta para um registro completo. Porém, mesmo com a  necessidade de ajustes, o uso de um CRM traz muitos benefícios e otimizações :

  • Centralização de informações comerciais;
  • Resumo dos projetos;
  • Contatos de influenciadores e decisores do cliente/prospect;
  • Agendas futuras/próximos passos;
  • Controle de visitas e atividades;
  • Resumo e evolução das propostas;
  • Acompanhamento do funil de vendas;
  • Análise do perfil dos clientes;
  • Gestão de equipe de vendas;
  • Relatórios Gerenciais

 

Ainda tem dúvidas que um CRM pode manter ou impulsionar as vendas na crise?

Então confira nossas dicas para aumentar o número de oportunidades de negócio, usando um CRM como ferramenta:

 

Como aumentar as oportunidades de vendas na crise através do CRM?

 

A essência desta ferramenta é o relacionamento que resulta em vendas. Boas práticas podem impulsionar e promover estes ganhos:

    • Registre todos os contatos realizados – Todas as informações tracadas durante a negociação, conversas, ligações e e-mails podem ser levado sem consideração na hora de retomar projetos, transmitir atenção e confiança. Tendo tudo registrado, você também pode extrair informações para conferir quanto (de tempo e ações) estão sendo investidos para aquisição de um cliente (CAC);
    • Sempre insira novo compromisso – Mesmo que seu objetivo foi atingido de momento – a venda, planeje o próximo passo. Além de conquistar clientes precisamos mantê-lo em nossa base. Este relacionamento trará oportunidades futuras de upsell no mesmo cliente/prospect;
    • Atualize os contatos – Otimize o tempo para ligações e e-mails. Sua equipe vai ter um banco de dados com todas as informações dos leads/prospects e também evitar constrangimento solicitando por uma pessoa que já não faz mais parte da equipe;
    • Reúna as informações comerciais dos clientes – E de acordo com cada grupo / perfil realize ações direcionadas e assertivas.

 

  • Imprima Relatórios: Visitas realizadas, percentual de prospects convertidos em oportunidades, quantidade de negócios perdidos, vendas realizadas entre outros relatórios.

 

 

Você pode começar a aplicar algumas das dicas ainda hoje. Compartilhe com a equipe a importância do uso de uma ferramenta CRM e discutam novas ideias para Entender, Adequar e Apresentar.

Determine metas e opte por uma ferramenta que venha contribuir para alcançá-las.

Um bom CRM pode se tornar o melhor parceiro para impulsionar as vendas na crise.
Quer aumentar as oportunidades de vendas com um CRM? Converse com um consultor da WebMais e descubra como podemos te ajudar! 

 

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