Sucesso com CRM: dicas para otimizar o processo de vendas

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Um novo ano se iniciou e com ele se restabelecem as esperanças e desejos de um ano melhor. Mas, além disso, as empresas se deparam com o desafio de efetivamente fazer desse novo ano um período de oportunidades, crescimento e vendas.

Nesse cenário as empresas começam a executar o planejamento definido nos últimos meses do ano anterior, sempre com o objetivo de vender, crescer e impactar o mercado da melhor forma possível.

E hoje, no início deste novo ano, queremos falar sobre como otimizar o processo de vendas. Como utilizar uma ferramenta de gestão para aprimorar esse processo, consequentemente aumentando a produtividade da equipe, a fim de iniciar o novo ano com um departamento de vendas estruturado, produtivo e com toda a motivação para criar grandes oportunidades de negócios para os próximos 12 meses.

 

Como ser mais produtivo em vendas?

Um dos grandes desafios de gestores comerciais é manter a equipe motivada, alinhada, produtiva e efetiva. Sabemos que o trabalho comercial proporciona alguns altos e baixos. Sendo que muitas vezes é preciso saber manter o foco e motivação para continuar realizando um bom trabalho de prospecção e vendas.

Nesse aspecto a produtividade é um fator importante no desenrolar diário do departamento comercial. O nível de produtividade da equipe impacta significativamente no número de contatos, propostas, apresentações e reuniões realizadas. O que têm relação direta com os índices de conversão final.

Além disso, todas as despesas relacionadas à equipe comercial vão impactar no CAC – Custo de Aquisição de Clientes. Dessa forma, contar com um equipe de vendas produtiva pode ajudar seu negócio a alcançar um CAC reduzido, aumentando assim o lucro sobre a venda.


Acredito que você já entendeu a importância e necessidade de estabelecer bons índices de produtividade para sua equipe comercial, certo? Mas, acredito também, que você esteja se perguntando como fazer isso. Vamos adiante que aí vêm algumas dicas para te ajudar:

 

  • Estabeleça um processo de vendas organizado: Organizar o processo de vendas é um passo importante para garantir a efetividade da equipe. Defina as etapas do processo pensando na jornada de compra do seu cliente. A partir dessas etapas documente um processo de abordagem e ação da sua equipe. Criar e manter um processo comercial bem organizado e documentado vai impactar muito positivamente na produtividade individual dos seus colaboradores. Teste e comprove!

 

  • Defina as tarefas prioritárias: A gestão de tarefas é um processo complicado em qualquer departamento. Mas, pode se tornar mais eficiente quando se estabelece uma definição de prioridades, contribuindo assim para a criação de um fluxo de trabalho mais consistente e organizado. Com tarefas priorizadas sua equipe saberá exatamente onde aplicar os esforços com mais energia e assim obter maior produtividade e eficiência.

 

  • Estabeleça prazos para a realização de atividades: Após organizar o processo de vendas e definir quais tarefas são prioridade da equipe o ideal é organizar um cronograma com prazos definidos para a conclusão de cada tarefa do processo. Por exemplo: >Primeira abordagem ao lead inbound: 1 a 2 dias após a conversão. >Agendamento de reunião para apresentação da proposta: até 1 semana após contato inicial. >Follow-up 1: 3 dias após envio da proposta. A ideia é que vocês definam os melhores prazos para atender às necessidades do prospect e manter a agenda de atividades organizada, de acordo com o negócio, solução e mercado de vocês.

 

  • Realize reuniões semanais de planejamento e follow-up de vendas: Reuniões são imprescindíveis para qualquer equipe comercial, por menor que ela seja. Invista tempo para motivar, organizar e planejar as ações com sua equipe, preferencialmente no início da semana, organizando assim o trabalho para que todos possam ser mais assertivos e produtivos nas vendas.

 

Como usar o CRM para otimizar o processo de vendas?

Depois dessas dicas que te fornecemos aí em cima você deve estar desejando uma ferramenta que lhe ajude a operacionalizar todo esse processo de vendas, certo?

Pois bem, essa ferramenta é o tão falado CRM. Você conhece?

Um CRM é um sistema que tem por objetivo ajudar equipes e vendedores a manterem o processo de vendas mais organizado e eficiente. Além de permitir toda a organização e registro de tarefas, esse tipo de software conta também com a emissão de relatórios e estatísticas sobre o departamento comercial. O que contribui muito para a efetivação do departamento.

Ao usar um CRM para gerir o comercial do seu negócio você pode organizar de forma eficaz e intuitiva todo o departamento, efetivando assim o fechamento de vendas. Veja algumas possibilidades de atuação com um CRM:

 

  • Definição das etapas do processo de vendas;
  • Registro de informações do prospect: cadastro, contatos, informações colhidas na pesquisa inicial;
  • Agendamento de atividades para cada etapa;
  • Acompanhamento da evolução do prospect no funil de vendas;
  • Registro de informações de conversas e contatos realizados;
  • Definição de vendas fechadas ou perdidas;
  • Emissão de relatórios.

 

Dessa forma o CRM se torna uma ferramenta valiosa para manter a equipe focada, organizada e produtiva, o que impacta positivamente no índice de fechamentos da equipe. Afinal, quanto maior o número de contatos realizados, reuniões agendadas, propostas enviadas e follow-ups realizados melhor para o resultado de vendas.

A boa notícia? O ERP Webmais já conta com um módulo de CRM integrado ao software. Dessa forma toda a empresa tem acesso à um sistema integrado para gerir os diversos departamento do negócio, inclusive o departamento comercial!

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