Como um software de gestão pode ser seu aliado para a tomada de decisão

tomada de decisão

O processo de tomada de decisão em uma empresa não pode ser menosprezado. Ele contempla desde pequenas atividades do dia-a-dia, como também importantes questões de gestão e do futuro do negócio.

É por esse motivo que a tomada de decisão empresarial deve acontecer de maneira científica, baseada em informações e dados relevantes, que dêem embasamento à decisão tomada. Minimizando assim os riscos e evitando que as consequências da decisão sejam negativas para a empresa.

Importância da tomada de decisão nas empresas

Estabelecer um processo racional de tomada de decisão é muito importante para o futuro e crescimento das empresas. No meio corporativo precisamos ao máximo deixar de lado a intuição, os achismos ou percepções pessoais, dando lugar às informações confiáveis e dados reais sobre o negócio.

Sabemos que muitas vezes o gestor ou empreendedor se depara com sérios problemas, ou oportunidades imperdíveis e, que demandam decisões muito sérias, que podem gerar um impacto positivo ou negativo no negócio. É nesse momento que um processo estruturado para avaliação das opções e tomada de decisão será peça chave para o sucesso ou fracasso das ações que serão colocadas em prática.

Por isso recomendamos: tome decisões baseadas em informações, dados sérios e opiniões relevantes. Para as decisões mais sérias e com maiores impactos na estrutura da empresa, monte um processo formal para realizar a tomada de decisão, como sugerimos abaixo:

Como acontece o processo de tomada de decisão?

Na literatura administrativa encontramos muitos materiais que abordam o processo de tomada de decisões empresariais. O autor Chiavenato sugere que esse processo deve acontecer em 6 etapas, que são:

     1. Identificar a situação: O problema ou oportunidade que dever ser abordado.

  • Exemplo: Condição especial para compra de um equipamento para melhorar o processo produtivo da empresa.

     2. Obter informação: Buscar dados, fatos e informações sobre o problema ou oportunidade em questão.

  • Exemplo: Realizar pesquisa de mercado para levantar os custos médios do equipamento, determinar quais seriam os pontos positivos e negativos em caso de compra, avaliar o caixa da     empresa e formas de pagamento para o equipamento.

    3. Gerar soluções alternativas: Determinar várias alternativas para a solução.

  • Exemplo: Listar outras formas de melhorar o processo produtivo, como treinar os colaboradores ou otimizar as máquinas existentes.

    4. Avaliar e escolher a melhor alternativa: Avaliar os custos, tempo de execução e eficácia de cada uma das opções.

  • Exemplo: Reunir a equipe, apresentar os custos para cada alternativa, as projeções financeiras da empresa e metas operacionais para o próximo período, avaliando assim se o investimento no equipamento será ou não viável.

    5. Transformar a solução em ação: Implementar a alternativa escolhida.

  • Exemplo: Comprar o equipamento e utilizá-lo para otimizar a produção.

   6. Avaliar os resultados: Monitorar e verificar se a opção está surtindo efeito.

  • Exemplo: Avaliar a produtividade do departamento que recebeu o equipamento.

 

A construção desse mapa de informações para o processo de tomada de decisão é imprescindível, pois assim podemos ter uma visão real do cenário, benefícios e consequências que uma decisão pode acarretar na estrutura da empresa.

Como um software de gestão pode otimizar a tomada de decisão?

Agora que sabemos que decisões precisam ser tomadas com cautela, e que devemos criar um processo decisório baseado em informações e dados confiáveis, portanto, é a hora de reunir essas informações!

Aqui percebemos a importância que um software de gestão representa nesse processo.

Muitas vezes sua deadline para tomar a decisão é muito curta. Algumas oportunidades batem à porta uma única vez e, você precisa decidir de forma rápida! Ou então, sua empresa possui um problema sério, que precisa de solução urgente.

Nesse cenário, em que o tempo precisa ser otimizado ao máximo, você, como gestor, deve ter as informações necessárias em mãos, de forma confiável e rápida.

Com um sistema de gestão você tem acesso à relatórios e informações gerenciais que podem dar embasamento à decisão que será tomada. Além de garantir a saúde financeira da empresa, evitando gastos excessivos e que não condizem com as receitas do negócio.

Confira alguns relatórios e informações que podem ser relevantes na hora de você montar seu processo decisório:

  • Fluxo de caixa Realizado/Previsto
  • Recebíveis à médio e longo prazo
  • Projeção de vendas
  • Gastos por Centro de Custo e Tipo de Despesa
  • Saldo em estoque
  • Provisão de Pagamentos
  • Histórico de Recebimentos

Um sistema de gestão ERP, e até mesmo um CRM para projeções de vendas, são ferramentas muito úteis para relacionar e analisar todas essas informações e dados. Tendo um acesso facilitado à essas informações através do software você pode destinar mais tempo à criação de cenários possíveis, opções alternativas e avaliação de prós e contras à decisão.

Então, recapitulando:

Com esse conteúdo você aprendeu que manter um processo decisório organizado e repleto de informações é vital para que a tomada de decisão aconteça de forma consciente e otimizada.

Entendeu também como estruturar esse processo de decisão em 6 fases, e que tipo de informações deve avaliar e reunir em cada um desses pontos.

Além disso foi alertado sobre a necessidade de ter informações realistas e confiáveis sempre à mão, o que só é possível se tiver à disposição um software de gestão que seja bem utilizado e alimentado com as informações da empresa.

Portanto, esperamos ter conseguido demonstrar de forma clara, que sua empresa pode ganhar muito ao estruturar um processo de tomada de decisão baseado em informações e dados pertinentes. Evitando assim prejuízos e malefícios que podem aparecer após uma decisão tomada de forma imprudente! 

 

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