Veja quais software de controle de estoque são melhores para seu negócio

Confira Os Tipos De Software Controle De Estoque E Como Escolher

Imagem de Sanon Matias

Você conhece as razões para contratar um software controle de estoque? Uma das tarefas mais difíceis em uma empresa é controlar o estoque, pois isso requer planejamento, definição de processos, fornecedores e monitoramento.

Nesse cenário, um sistema de gestão pode ajudar muito. Ao mesmo tempo, por mais facilidades que uma ferramenta como essa traga para sua indústria ou distribuidora, nem sempre é fácil escolher entre tantas opções disponíveis no mercado.

Então, neste post, falaremos do porquê adotar um sistema de gestão eficiente na sua empresa. Ao final, você saberá mais sobre o ERP da WebMais e descobrirá como ele pode ajudar na organização do negócio.

Agora, conheça alguns motivos para contratar um software controle de estoque!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Um Software De Controle De Estoque?

Até pouco tempo, era comum usar papel e planilhas no Excel para monitorar as entradas e saídas das mercadorias. Mas, hoje em dia, temos o software controle de estoque, muito mais eficiente e vantajoso.

Trata-se de um sistema que rastreia, gerencia e organiza os produtos para ajudar no controle de compras de materiais. Além disso, também ajuda no alinhamento dos processos de produção, entre outras tarefas manuais que podem ser automatizadas.

Quais São Os Principais Tipos De Estoque?

Antes de investir em um software controle de estoque é importante considerar os diversos tipos de armazenamento. Afinal, você precisa de um sistema que atenda a sua forma de armazenagem.

Entre os principais tipos de estoque, destacam-se:

  • Sazonal: é usado para empresas, principalmente do varejo, se prepararem para as vendas em datas comemorativas;
  • Consignado: é mantido por terceiros. Enquanto isso, a empresa é somente dona dos produtos;
  • Inativo: são produtos obsoletos que não tiveram saída e estão parados;
  • Proteção: compensa demandas acima do esperado quando o tempo de reposição é maior;
  • Ciclo: é ideal para negócios com alta rotatividade de itens;
  • Mínimo: é o menor número de mercadorias mantidos em armazenamento;
  • Máximo: é definido quando uma empresa determina um volume máximo de produtos para ser estocado;
  • Dropshipping: é um modelo de negócio em que o fornecedor entrega o produto diretamente ao cliente, sem que a empresa de compra mantenha estoque. Por isso, serve para e-commerces e marketplaces.

Qual A Importância De Um Sistema De Controle De Estoque?

O software controle de estoque é fundamental para o gerenciamento adequado e eficiente de estoques de pequenas e médias empresas.

Isso porque ele gerencia melhor os produtos estocados. Vale para finalizados ou semi-fabricados, bem como insumos e matérias-primas.

Dessa forma, é possível rastrear e localizar rapidamente os itens no armazém por meio de códigos e endereçamentos mais fáceis inseridos no sistema.

Então, por consequência, reduz o tempo e os esforços que antes eram dedicados ao rastreamento manual tradicional. Em vez disso, permite que as empresas se concentrem na análise, identificação e diminuição de ineficiências em seu modelo de estoque.

Além disso, ao acompanhar tudo em tempo real, ajuda no setor de vendas para saber o que oferecer ao cliente no momento que ele procura por algo específico. Assim, não há perda de oportunidades de negócios.

Quais As Principais Funcionalidades Do Software Controle De Estoque?

Agora você já sabe a importância de um software controle de estoque, mas é o momento de entender o que buscar em uma ferramenta como essa.

Curva Abc

A análise da curva ABC é uma técnica importante para otimizar a gestão de estoque. Isso porque permite classificar cada produto de acordo com sua importância e frequência de movimentação.

Essa análise pode ser realizada automaticamente, atualizando as informações de entrada e saída pelo software controle de estoque. Assim, é viável entender o que vende mais e garantir a localização estratégica de cada item.

Software de controle de estoque permite gestora conhecer a curva abc

Mapeamento Por Pedidos De Expedição

O mapeamento por pedidos de expedição é uma funcionalidade importante do sistema. Ele analisa e separa os itens conforme o endereço de expedição, considerando a capacidade máxima do armazém e as movimentações diárias.

Assim, com esse panorama mais completo do crescimento do negócio, o programa permite planejar as ações de forma mais eficiente. Isso é feito por meio de simulações de situações e projeções das separações de expedição por período e sazonalidade.

Solicitações Por Preparação Para Pedidos De Expedição

Por meio de análises de períodos específicos e do mapeamento dos endereços de expedição, o software controle de estoque sugere melhorias para a disposição dos produtos no estoque.

Dessa forma, você terá um controle mais efetivo do processo e evita possíveis falhas ou atrasos.

Visões Em Tela Única

O programa para controle de estoque apresenta uma análise gerencial em apenas uma tela.

Desse modo, facilita a visualização de dados como movimentações internas dos itens, recebimento, expedição, documentos movimentados, visualização por período e setores que precisam de novos recursos.

As operações são dinâmicas e permitem ao gestor tomar decisões estratégicas baseadas em resultados. Isso porque as análises dos relatórios permitem compreender o andamento dos processos por setor e ao todo.

Registro De Entradas E Saídas

Registrar todas as entradas e saídas em um software controle de estoque mantém a organização e compreensão do status dos produtos.

Assim, os gestores responsáveis pelo estoque, chão de fábrica e setor de compras se planejam de forma eficiente. Afinal, é preciso ter conhecimento sobre o que entra e sai do estoque para tomar decisões baseadas em dados concretos e evitar problemas como falta ou excesso de produtos.

Análise De Perdas

A perda de mercadorias é um dos principais problemas enfrentados no estoque. Ele pode acontecer devido a diferenças entre o que foi registrado individualmente e o volume informado no sistema.

O software controle de estoque rastreia e analisa detalhadamente as movimentações, possibilitando um maior controle e redução de perdas e, consequentemente, de custos.

Motivos Para Contratar Um Software De Controle De Estoque

Separamos oito razões que podem levar a sua indústria ou distribuidora a adotar um software de controle de estoque. Confira a seguir!

1. Redução De Erros

Uma ferramenta especializada aumenta a organização e o controle do seu estoque. Assim, você consegue ter uma visão ampla sobre a quantidade de itens armazenados, além de entender a necessidade de novas compras.

A partir disso, o resultado é a redução de erros nos processos de produção e distribuição dos produtos. Além disso, como a comunicação entre os times é mais eficiente com um ERP, os erros e o retrabalho diminuem consideravelmente.

2. Redução De Custos

Com um software de controle de estoque, os gestores reduzem custos em diversas frentes. Primeiro, a organização oferecida por esse ERP evita realizar compras de última hora e que normalmente geram um gasto alto para a empresa.

Depois, a análise do inventário feita por uma ferramenta de gestão permite evitar desperdícios de produtos e, portanto, economizar nos custos da empresa.

BANNER Software de controle de custos especializado em industrias e distribuidoras

3. Otimização de processos

Um ERP de gestão de estoque otimiza os processos na indústria ou distribuidora. Afinal, um sistema como esse tem diversas automatizações que eliminam o trabalho manual e aumentam a produtividade da equipe.

Com isso, as operações na sua empresa ficam muito mais fluidas, trazendo resultados melhores.

4. Maior Controle Sobre O Inventário

Em um software controle de estoque é possível incluir informações precisas sobre cada item armazenado, como lote, quantidade, tipo de material e prazo de validade.

Com esse inventário, os gestores têm uma visão completa do estoque, facilitando o planejamento de compras e evitando os gastos desnecessários.

Além disso, muitas organizações sofrem com os prejuízos financeiros gerados pelas compras de urgência. Com um software de controle de estoque, é possível evitar essa situação, porque o ERP mostra quando um item deve ser reposto com antecedência.

5. Relatórios Mais Assertivos

Um ERP robusto traz uma variedade de relatórios para melhorar o gerenciamento de estoque da sua indústria ou distribuidora. Esses documentos são valiosos na hora de tomar decisões importantes para o negócio.

Afinal, eles trazem dados reais sobre as suas movimentações de estoque e podem basear as suas escolhas em números precisos.

Os relatórios permitem comparar dados em relação a períodos anteriores, além de informações sobre estoque mínimo e de segurança, por exemplo.

6. Prevenção De Prejuízos

Com uma gestão de estoque eficiente realizada por uma ferramenta especializada, é mais fácil evitar prejuízos. Isso porque, com todo o inventário organizado dentro do sistema, é possível prever quais itens estão sobrando e quais prazos estão perto do vencimento.

Assim, evita-se o desperdício de materiais e, por consequência, prejuízos financeiros para a sua empresa. O software controle de estoque também permite identificar o estoque parado, que significaria um grande prejuízo para o negócio caso essa situação continuasse.

7. Maior Controle Sobre As Compras E Fornecedores

Um sistema de gestão oferece uma visão completa do seu estoque. Assim, os gestores podem avaliar quais itens precisam ser repostos.

Isso impacta diretamente o setor de compras, que tem mais elementos para tomar decisões e consegue realizar um planejamento mais eficiente com base em dados precisos.

A partir disso, é possível estabelecer uma relação de maior confiança com os fornecedores. Isso porque você consegue realizar compras com mais antecedência, negociando prazos e preços.

8. Integração Dos Setores

Um software controle de estoque torna a comunicação entre os setores da empresa mais fluida.

Isso é particularmente importante para evitar falhas nos processos e retrabalho. Além disso, com essa integração, a equipe cria uma sintonia melhor, fortalecendo a empresa internamente.

Quais Os Tipos De Sistemas De Controle De Estoque?

Existem vários softwares controle de estoque e, com certeza, as planilhas manuais ou em Excel não são ideais por serem limitadas e levar a falhas básicas.

Dentre as opções, temos:

  • ERP (Enterprise Resource Planning): sistema de gestão empresarial que integra todas as áreas, incluindo o estoque;
  • WMS (Warehouse Management System): ferramenta que gerencia o estoque e permite a equipe trabalhar de forma mais ágil e eficiente;
  • YMS (Yard Management System): a tecnologia controla a logística, especialmente nas etapas de carregamento e descarregamento nos centros de distribuição.
Tipos de sistema de controle de estoque

Como O Software De Controle De Estoque Otimiza A Operação?

Um software controle de estoque traz diversos benefícios por otimizar a operação de diversas maneiras, como:

  • Monitoramento contínuo: os problemas são identificados com facilidade por meio dos indicadores como controle de perdas, curva de saída, deterioração e índice de desperdício;
  • Mapeamento de processos: são criados fluxos de trabalho com a possibilidade de construir relatórios detalhados sobre cada setor;
  • Padronização: cada área em especificações com políticas internas para todas as operações;
  • Proximidade com os fornecedores: estreitamento da relação com os parceiros devido ao funcionamento pleno da empresa;
  • Conferência de pré-armazenagem: os materiais podem ser checados antes de darem entrada no negócio, conferindo a integridade de cada um;
  • Definição de quantidades: é possível definir o estoque mínimo e máximo de cada item, conforme a sazonalidade.

Quais São Os Melhores Programas De Controle De Estoque?

Existem diversas opções de programas de controle de estoque disponíveis no mercado, cada um com suas próprias funcionalidades e recursos. Alguns dos mais conhecidos são:

  • WebMais: totalmente online e voltado para pequenas e médias empresas. Oferece funcionalidades para gestão de estoque, vendas, compras, produção, finanças, etc. Possui demonstração gratuita;
  • Conta Azul: ideal para pequenas empresas com controle integrado e online de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, relatórios para planejamento e tomada de decisões, alerta de estoque mínimo e controle de compras. Tem teste grátis disponível;
  • Omie: oferece funções de controle de estoque, emissão de notas fiscais de serviços, gestão financeira e automatização de rotinas. Possui um módulo CRM próprio e é facilmente integrado a plataformas de e-commerce, logística e contabilidade/fiscal;
  • Bling: é popular entre e-commerces de pequeno e médio porte. Auxilia na gestão de estoque e outras atividades como questões fiscais e financeiras, de vendas e integração com plataformas de e-commerce e logística. É possível fazer um teste grátis;
  • Tiny: fácil integração em marketplaces e plataformas de e-commerce. Oferece controle e emissão fiscal, além de um CRM próprio. Possui planos acessíveis e fácil usabilidade.

Conheça O Sistema ERP WebMais 

O ERP WebMais é um eficiente software controle de estoque para a sua indústria ou distribuidora. Com ele, você centraliza todos os dados importantes para a gestão em um único lugar, otimizando as operações na empresa.

As informações mais importantes para o negócio ficam disponíveis em uma tela, seu painel de bordo com acesso facilitado. Além disso, há outras vantagens:

Agilidade para as compras

O setor de compras recebe particular atenção dentro desse sistema, que oferece um módulo inteiro dedicado à gestão da área. Ele inclui envios personalizados de ordem de compra, tabela de preços e possibilidade de inclusão de anexos.

O ERP WebMais agiliza suas compras

Relatórios de gestão

Além de integrar todos os setores da empresa, essa ferramenta possui funcionalidades e relatórios específicos para tornar seu estoque muito mais otimizado e as suas decisões mais inteligentes.

Alguns exemplos são relatórios de: necessidade de compra, curva ABC, reserva de estoque x pedido, estoque mínimo, estoque em poder de terceiros, entre outros.

Facilidade na emissão de notas

O ERP também permite uma emissão fácil de notas fiscais, para evitar erros de contabilidade que tanto prejudicam as empresas.

Essa ferramenta oferece toda a segurança para facilitar o trabalho dos diversos setores do negócio, desde a área de compras até o financeiro.

Processos integrados

Além disso, o software controle de estoque WebMais traz todas as automatizações que a sua indústria ou distribuidora precisa para tornar o dia a dia da equipe mais simples. Ele também ajuda a otimizar a produtividade desses profissionais.

Quanto Custa Um Software De Controle De Estoque?

O custo de um software controle de estoque varia segundo suas funcionalidades e nível de suporte técnico, entre outros fatores. As soluções baseadas na nuvem tendem a apresentar menores custos iniciais, pois dispensam investimentos em infraestrutura física.

Para escolher a melhor opção, é importante considerar a reputação e expertise da empresa prestadora do serviço e avaliar a relação entre custo-benefício.

Como Escolher O Melhor Software Para Controle De Estoque?

Para escolher o melhor software controle de estoque para a sua empresa, é importante garantir o atendimento a todas as necessidades específicas da sua operação. Além disso, considere a escalabilidade e a possibilidade de integração com outras ferramentas.

Também é fundamental buscar por um fornecedor confiável, que ofereça suporte técnico de qualidade e tenha boa reputação no mercado, como o ERP da WebMais.

BANNER Controle de estoque completo e integrado com o ERP WebMais

Conclusão

Nesse artigo, você conferiu como um software controle de estoque é importante para qualquer empresa. Isso porque ele oferece diversos benefícios relacionados às funcionalidades contratadas.

Na sua empresa, você já tem um sistema para gerenciar o seu armazenamento com eficiência? Se ainda não, ou quer mudar para outra opção, conheça o ERP da WebMais e garanta mais controle em suas operações. Agende uma demonstração gratuita!

1 Comentário “Confira Os Tipos De Software Controle De Estoque E Como Escolher

Deixe um comentário