Sistema em nuvens? Entenda porque sua empresa precisa se atualizar!

Você já ouviu falar de sistema em nuvens? E sobre Cloud Computing? Menos ainda? Então saiba agora o que significa e porque você precisa atualizar sua empresa para este não tão novo modelo de armazenamento de dados.

Sistema em nuvens ou Cloud Computing na verdade são a mesma coisa, e esta tecnologia trata de salvar seus dados na internet, ou, nas NUVENS.

Sim, seus dados ficam em um servidor que por sua vez fica disponível na rede, e quando você precisar acessar esses dados, basta acessar a internet, e buscar a informação que deseja, alguns exemplos que pessoas e empresas utilizam são Google Drive, DropBox entre outros.

No segmento de software também é assim, há alguns anos esta inovação vem sendo adotada pelas empresas de software, onde algumas empresas vem migrando seu modo de armazenamento de servidores locais para o cloud computing.

Mas como isso é aplicado em software?
Para quem não trabalhou ou não conhece este tipo de tecnologia, é comum achar estranho, aqui na WebMais recebemos bastante dúvidas de como isso funciona e se realmente é seguro, e isso normal pois quem nunca trabalhou com este tipo de tecnologia fica preocupado mesmo, afinal, estamos falando de nota fiscal, dados de fornecedores, estoque, financeiro e muito mais.

Mas vamos explicar para você como é seguro e fácil de entender utilizando o exemplo do ERP WebMais. Quando criamos uma base de dados nova, esta base fica alocada em um servidor próprio da WebMais, que simultaneamente espelha os dados para outros 2 servidores externos, então todo tipo de lançamento que você fizer no sistema, será salvo no servidor principal e ao mesmo momento salvo nestes outros 2 servidores.

Com isso na há necessidade de backup e você não se preocupa em gastar com infra estrutura de máquinas e servidores, utilizando o sistema em nuvens, a única necessidade é de um computador com bom acesso a internet. No sistema WebMais, além de cada usuário ter seu login e senha, também é possível configurar qual data e hora que cada usuário poderá acessar o sistema.

E a grande vantagem, é que se seu computador estiver com problema, você pode acessar as informações em outra máquina, ou levar seu notebook para qualquer lugar do mundo e acompanhar como estão as vendas, se o pagamento para o fornecedor foi efetuado etc. Este tipo de armazenamento é o que está sendo mais procurado por empresas que possuem representantes externos, que viajam para vários lugares e precisam lançar o pedido no próprio local.

Então, se sua empresa ainda utiliza um software local, instalado em servidores e toda estrutura de máquinas e rede, comece a pensar se seria melhor utilizar um software nas nuvens, sem necessidade de toda esta estrutura e despesa de servidores, podendo gerenciar a empresa de qualquer local, precisando apenas de uma conexão com a internet.

Isso será menos despesa financeira para empresa, menos risco de ficar com sistema fora do ar e sem estar preso a uma máquina específica para acessar o programa.

E se a sua empresa já está adaptada ao sistema Cloud Computing ou está com dúvida em trocar de software, deixe seu comentário abaixo com sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *