mulher-digitando-segurando-notebook

O que um sistema de controle de estoque deve oferecer?

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que um sistema de controle de estoque pode fazer pela sua indústria ou distribuidora? Essa tecnologia oferece recursos-chave para auxiliar na gestão da empresa. A gestão de estoque precisa de muitos cuidados em relação aos produtos que estão entrando e saindo todos os dias. Por isso, o controle desses itens é uma tarefa de extrema importância para o sucesso do negócio.

No post de hoje você vai saber como um sistema de controle de estoque pode ajudar no processo de gestão dos produtos e, consequentemente, para os bons resultados da empresa. Quer saber mais? Então, confira o post completo a seguir!

sistema de controle de estoque webmais

Por que ter um sistema de controle de estoque? 

O controle de estoque é uma tarefa de extrema importância para o sucesso do negócio. Ele é essencial para assegurar que não haverá falta de produtos para a industrialização e a venda.

Nesse cenário, um sistema de controle de estoque traz processos automatizados para dentro da sua empresa. Aplicar a automatização no cotidiano da sua indústria ou distribuidora é uma forma de evitar erros nas operações. Gerir o estoque de maneira incorreta pode acarretar diversos problemas como: perda de vendas, mercadorias paradas ou estragadas (no caso de itens perecíveis) e, sobretudo, prejuízos financeiros. 

Assim, mesmo que a sua estrutura seja enxuta e suas movimentações pequenas, é fundamental o uso de um sistema de controle de estoque para as operações rotineiras da sua indústria ou distribuidora.

Guia ERP para gestão de armazém

Como um sistema de controle de estoque pode ajudar a sua empresa? 

Agora que você já sabe como um sistema de controle de estoque faz a diferença nos processos produtivos, vamos entender em detalhes como ele pode ajudar a sua empresa. 

  • Relatórios: um ERP emite relatórios de entradas e saídas, registrando todos os itens que são movimentados no seu estoque. Com isso, ele abre caminho para uma avaliação refinada a respeito da sazonalidade dos itens e daqueles produtos com maiores vendas.
  • Fluxo de trabalho: um sistema de controle de estoque otimiza o fluxo de trabalho. Isso acontece, porque, com ele, o gestor consegue delegar responsabilidades, permitir e restringir acessos a determinadas informações. Assim, o trabalho fica melhor distribuído e só um grupo de funcionários podem realizar as tarefas. Além disso, o software atualiza a contagem dos produtos de forma automática, simplificando ainda mais o processo.
  • Controle remoto: já pensou em poder acessar todas as informações sobre o estoque de onde quiser? Pois, com um ERP, isso é possível. Assim, o gestor não precisa se deslocar até o estoque, mas consegue monitorar todos os itens e movimentações realizadas em determinado período. 
  • Inventário: uma ferramenta especializada auxilia no lançamento do inventário. Para indústrias e distribuidoras esse elemento é particularmente importante, porque ele permite ver com clareza todos os itens existentes, o que facilita na hora de avaliar a necessidade de compra. 

Resumindo, um sistema de controle de estoque automatiza tarefas, otimiza o dia a dia da indústria, evita erros e retrabalho. Mas a pergunta que pode estar martelando na sua cabeça é: como escolher o melhor sistema? É o que vamos ver a seguir. Não perca!

planilha-controle-estoque-três-pessoas-olhando-estoque

Como escolher o melhor sistema de controle de estoque para o seu negócio? 

Para garantir uma gestão eficiente do seu estoque é preciso escolher o sistema correto. Afinal, não adianta gastar dinheiro com uma ferramenta que não vai trazer os recursos certos para a sua indústria ou distribuidora. 

O ideal é que um sistema de controle de estoque conte com:

  • tecnologia na nuvem para armazenar todos os dados com segurança;
  • integração com outros setores para tornar a ferramenta mais robusta, otimizar a comunicação entre as equipes; 
  • facilidade de uso para tornar a utilização do software mais intuitiva e simplificada a todo o seu time;
  • uma equipe de suporte preparada para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no que for preciso. 

Sistema de controle de estoque WebMais

Com o ERP da WebMais, você tem todos esses (e outros!) benefícios. 

Outros pontos importantes que o software contempla são a gestão de estoque mínimo e a programação de compras. Essas práticas evitam que algum produto fique faltando e eliminam a necessidade de realizar compras de urgência, que impactam diretamente no frete e no preço da mercadoria. 

Além disso, esse sistema auxilia no cálculo da necessidade de compra e na avaliação desse elemento, porque conta com relatórios completos que mostram quais produtos estão em falta e precisam ser repostos.

A rotatividade é outro recurso oferecido pelo ERP da WebMais. Essa vantagem é ideal para produtos sazonais, porque eles só são necessários em determinadas épocas do ano. 

Aqui o software também fornece relatórios robustos que mostram a rotatividade das mercadorias, incluindo as que levam mais tempo para completar esse circuito. Tal processo auxilia na hora do planejamento das vendas, porque demonstra qual é a necessidade dos clientes.

Outros recursos que o sistema da WebMais oferece são:

  • Controle de Lote e Validade
  • Controle de Estoque
  • Gestão de Materiais
  • Controle de Produção
  • Gestão de Vendas
  • Controle de Expedição
  • Controle Financeiro
  • Integração com Terceiros
  • Gestão de Clientes

Com o sistema de controle de estoque da WebMais a sua indústria ou distribuidora consegue reduzir significativamente seus gastos com as compras dos produtosO impacto positivo é percebido também na diminuição de perdas dos itens, que podem estar vencidos por ficarem muito tempo parados no estoque. Com tudo isso, a gestão do seu estoque se torna muito mais estratégica, facilitando a rotina de todos dentro da empresa.

Deixe um comentário