mulher-falando-celular-mesa-trabalho

Por que a sua empresa precisa calcular o ROI de ERP?

Imagem de Sanon Matias

Quando a empresa realiza um investimento ela espera ter retorno sobre o valor investido, certo? Isso vale para as estratégias de vendas, aquisição de equipamentos novos ou, nesse caso, a implementação de um Sistema ERP.

Por se tratar de uma ferramenta tecnológica, muitos podem achar que é impossível calcular o retorno de investimento de um ERP. Porém, a verdade é que é possível descobrir se o sistema de gestão vai gerar o retorno esperado através de um cálculo super simples.

Você implementou um sistema ERP na sua empresa ou está em processo de implementação e gostaria de saber se ele vai gerar retorno, mas não sabe como calcular o ROI de ERP? Não têm problema! Este post vai mostrar exatamente como descobrir o retorno de investimento desse software.

ROI: o que é e qual a sua importância?

ROI, conhecido também como Return On Investment, é um indicador que mostra o retorno financeiro que a empresa pode ter com um investimento. Serve para descobrir quanto dinheiro ela pode ganhar ao investir o seu patrimônio, como também se vale a pena (ou não) fazer a aplicação.

Como nenhum empresário quer contabilizar perdas por conta de uma decisão errônea, calcular o ROI é extremamente importante para evitar prejuízos em um investimento.

Guia ERP para gestores

Por que a empresa precisa calcular o ROI de um ERP?

A contratação de um ERP costuma ter um investimento bastante elevado para as empresas. Portanto, o cálculo do ROI sobre um sistema de gestão se torna essencial para fazer um bom planejamento e manter a saúde financeira do seu negócio.

Já pensou adquirir um software extremamente caro e descobrir que ele trará pouco retorno no futuro? Ou que ele possui módulos insuficientes para atender todas as necessidades da sua empresa? 

Depois que você fizer a contratação, se arrepender não será motivo suficiente para trazer o seu dinheiro de volta. Por isso, realizar o cálculo antes de tomar qualquer decisão é essencial para certificar que a empresa está investindo no ERP certo. 

planilha-comparativa-para-erp-homem-segurando-tablete

Como calcular o ROI de um ERP

A princípio, o cálculo do ROI sobre um ERP é bastante simples. Você define os valores de lucro e investimento, aplica na fórmula e pronto, chega ao resultado. Entretanto, existem algumas especificidades que precisam ser levadas em consideração para chegar à taxa certa. 

O valor do lucro, por exemplo, é a economia que a sua empresa vai ter ao introduzir o software. Ou seja, o retorno financeiro com a redução de custos trabalhistas, retrabalho, automatização do estoque, entre outros. Já o investimento será todo o montante aplicado para adquirir e implantar o sistema.

Para ajudá-lo a calcular corretamente, veja quais são as variáveis que fazem aumentar o valor do investimento total e em seguida como fazer o cálculo.

  • Composição do software: se as funções e módulos disponíveis não forem suficientes, a sua empresa pode ter que fazer novas aquisições e customizar todo o sistema.
  • Número de usuários: a quantidade de usuários também pode influenciar no valor, uma vez que quanto mais pessoas utilizarem o software maior será a necessidade de investir em treinamentos e licenças de uso.
  • Serviço de implantação: para garantir que a implantação seja feita corretamente, a sua empresa terá que contratar consultores especialistas no software independente de ter uma equipe de TI interna. Assim sendo, esse valor também irá somar no valor do investimento total.
  • Migração de dados: se a sua empresa tiver que migrar os dados de um sistema antigo para o novo ERP, esse custo também será considerado um adicional à aquisição. 
  • Instalação local ou na nuvem: você pode optar em instalar o servidor na empresa ou na nuvem, mas independente da sua escolha o valor também será somado no investimento. Afinal, na primeira opção você estará comprando o software enquanto que na segunda alugando um espaço no data center.  

Agora que você já sabe quais são as variáveis que podem aumentar o valor do seu investimento, veja um exemplo prático de como calcular o ROI sobre o ERP:  

Fórmula do ROI =  [(lucro – investimento) / investimento] x 100 

Digamos que a sua empresa vai ter um lucro de R$ 20.000,00 com a aplicação do sistema de gestão e o valor do investimento total será de R$ 15.000,00. Assim sendo, o retorno de investimento será:

ROI = [(20.000 – 15.000) / 15.000] x 100

ROI = (5.000 / 15.000) x 100

ROI = 0,33333333 x 100

ROI = 33,33%

Como nesse exemplo o ROI sobre o ERP é positivo, a sua empresa pode ficar tranquila para adquirir e implementar o sistema. Isso porque o investimento trará o retorno de 33,33%. 

Benefícios de calcular ROI de ERP

O ERP é um grande aliado na gestão de uma empresa porque centraliza todos os dados e setores em um mesmo local. No entanto, a integração não é a única vantagem de calcular o ROI e investir na ferramenta, sabia? Abaixo, confira os outros benefícios:   

  • Diminuição de custos operacionais: o uso do ERP contribui para a produtividade da equipe, ajudando a reduzir as horas extras de trabalhadores diretos e técnicos;
  • Redução do ciclo de pedidos x entregas: a integração de dados contribui para que o recebimento dos pedidos e as entregas ocorram mais rápido;
  • Diminuição do ciclo de fechamentos contábeis e fiscais: a sua empresa pode gerar os arquivos de SPED automaticamente, transmitindo dados confiáveis em poucos cliques;
  • Aumento da receita: a integração de dados sobre a sua empresa e o cliente contribuem para uma melhor tomada de decisão e direcionamento das estratégias. 
erp na nuvem webmais

Razões para calcular o ROI do seu ERP 

Entendido o que é Retorno de Investimento, qual a sua importância e como é feito o cálculo? Então, que tal conferir 3 razões para calcular o ROI do seu ERP? 

1- O ROI mostra os benefícios tangíveis ao conselho executivo

Ao calcular o ROI do seu ERP você consegue transmitir aos membros do conselho executivo todos os benefícios tangíveis com implementação do software. Consegue mostrar quanto lucro a empresa pode ganhar, também quantos custos pode reduzir com o apoio da ferramenta. 

2- O ROI ajuda no planejamento financeiro

Outra razão para calcular o ROI do seu ERP é que você garante uma visão mais objetiva sobre os negócios. Essa visão ajuda no planejamento financeiro, uma vez que você sabe exatamente quanto de dinheiro precisa para investir e quanto pode ganhar com a solução.  

3- O ROI ajuda a selecionar o melhor ERP

Calcular o ROI também ajuda a selecionar o ERP ideal para a sua empresa. Isso porque, por meio do cálculo, você consegue identificar com exatidão qual é a taxa de retorno da ferramenta e se o valor pedido pelo software condiz com a qualidade do produto.

Quer investir em um Sistema ERP de qualidade, mas não sabe como escolher a ferramenta certa? Converse com um de nossos consultores e veja porque o ERP WebMais é a melhor escolha quando o assunto é gestão e potencializar os resultados. 

1 Comentário “Por que a sua empresa precisa calcular o ROI de ERP?

Deixe um comentário