Reduzir custos com ERP e manter funcionalidades, um sonho possível?

reduzir custos

Encontrar formas de reduzir custos é uma tarefa que faz parte do dia-a-dia de gestores de todo tipo de empresas.
Nas médias e grandes, com volumes maiores de processos, pessoas e produtos, muitas vezes uma redução simples, de valores considerados irrisórios se analisados separadamente, no final de um ano podem representar uma otimização de recursos valiosa para a operação da empresa.

Pensando nisso, estamos sempre buscando formas de ajudar empresas a reduzir custos de forma eficiente, sem impactar negativamente nas suas operações.

Já falamos aqui no Blog sobre como um ERP em nuvem pode reduzir custos na sua empresa, confira aqui. E hoje queremos conversar com você sobre a possibilidade de empresas reduzirem seus custos com a contratação de um ERP, sem perder funcionalidades essenciais ao negócio! Vamos lá?

Primeiro passo: conheça as funcionalidades que são essenciais ao seu processo produtivo e gerencial

Para poder reduzir custos com a contratação de um novo ERP, impactando minimamente os processos na sua empresa, você precisará conhecer à fundo sua operação, entendendo quais funcionalidade são essenciais, aquelas que de forma nenhuma você poderá abrir mão.

Para fazer isso, será necessário realizar conversas e pesquisas com os diversos departamentos da empresa, contactando colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, definindo assim quais são as funcionalidades atualmente mais usadas na empresa, quais são necessárias e não atendem às necessidades, e quais acabam ficando sem uso dentro do ERP, e porque?

Nossa dica aqui é atribuir uma escala de importância para cada uma dessas features. Entendemos que todas elas serão importantes, porém quais são essenciais para melhorar ou manter o processo funcionando de forma eficiente e automatizadas?

O segundo passo: pesquisar soluções de mercado.

Após entender exatamente o que você precisa no produto, e verificando o que você tem hoje no ERP que utiliza, o próximo passo desse processo é identificar oportunidades de redução de custos e troca de fornecedores no mercado.

Pesquise na internet, ela com certeza é uma ferramenta muito rica e útil nesse caso. Mas vá além! Faça benchmarking com empresas do seu nicho de mercado, com processos e operações parecidas com a sua.

Entenda que existem diversas opções de ERPs completos no mercado, porém muitas vezes essas soluções estão focadas e foram criadas para atender um mercado com necessidades específicas, essas são as suas necessidades?

Comparação:

Após identificar quais são as opções de mercado que podem ajudar sua empresa a reduzir seus custos, sem impactar seus processos, chegou a hora de comparar as soluções entre si, e com as suas necessidades.

Para te ajudar nessa tarefa preparamos uma Planilha de Comparação de ERPs. Onde listamos as principais características e funcionalidades buscadas, que podem ser editadas e alinhadas às necessidades do seu negócio, comparando as ferramentas e opções para você realizar a melhor escolha.

Você pode baixar a planilha preenchendo seus dados abaixo:


Acreditamos que é possível, e que sua empresa poderá se beneficiar muito com a contratação de um ERP com custo mensal mais baixo, focado nas necessidades de um setor ou nicho de mercado. Muitas vezes buscar uma opção já formatada para as necessidades específicas do seu negócio pode ser a melhor forma de reduzir custos e otimizar processos internos!

A Webmais Sistemas oferece um ERP especializado em Indústrias e empresas de Distribuição, com todas as funcionalidades e necessidades que esses negócios possuem e precisam.

Quer conhecer nossa ferramenta? Agende uma demonstração online e gratuita:

reduzir custos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *