Como funciona a rastreabilidade de produtos?

Entenda o que é a rastreabilidade de produtos e quais os seus benefícios

Imagem de Sanon Matias

Saber em qual etapa de produção seu produto se encontra ou então se já está em expedição é fundamental para todas as indústrias. Além disso, a rastreabilidade de produtos permite que as empresas tenham um controle mais amplo de toda a trajetória das mercadorias.

Atualmente, um dos fatores mais importantes da rastreabilidade de produtos é permitir um controle de qualidade mais eficaz e uma melhor entrega ao consumidor.

Ele é capaz até mesmo de melhorar a experiência de compra e fidelizar. E sabemos que a fidelização é uma excelente estratégia de marketing para manter uma boa cartela de compradores.

Então, para você entender a importância da rastreabilidade de produto em toda a cadeia produtiva, produzimos este artigo.

Aqui você encontra, também, como um software ERP te ajuda neste processo.

E para antecipar os seus benefícios, você pode solicitar uma demonstração gratuita agora mesmo do ERP da WebMais.

Assim você saberá como o sistema é útil para rastrear suas mercadorias e melhorar a gestão como um todo!

BANNER Cupom tá on abril 2024

O que é a rastreabilidade de produtos?

A rastreabilidade é a capacidade de saber a trajetória de um produto, desde a sua manufatura até a entrega ao cliente.

Esse processo pode ser utilizado tanto por indústrias quanto por distribuidoras e transportadoras, com um papel fundamental de prezar pela origem de cada item.

Além disso, mostra em qual etapa da produção ele está e quais intervenções já passou.

Essa prática é comum, principalmente para as indústrias, mas ela ainda traz muito valor ao mercado.

Isso porque está cada vez mais importante saber a procedência dos produtos e os clientes estão se tornando muito mais exigentes nesta hora.

Conseguir ter um rastreio desse histórico é garantia de que o produto chegue ao mercado com uma origem sólida e de confiança. Para ajudar você nisso, já existem tecnologias capazes de realizar este controle.

Mas, antes de falarmos da tecnologia, vamos falar da importância da rastreabilidade de produtos.

Tipos De Rastreabilidade

A rastreabilidade é um termo abrangente que engloba diversos tipos de acompanhamento ao longo das etapas do processo de transformação e venda de produtos.

Dessa forma, empresas podem reunir informações e obter uma rastreabilidade total.

Para ficar mais claro, explicaremos os tipos mais comuns e suas particularidades. Então, confira!

Rastreabilidade Interna

A rastreabilidade interna é um componente essencial para controlar e ter eficiência dos processos de produção industrial.

Assim, por meio de diferentes métodos e sistemas, as indústrias obtêm um rastreamento preciso e detalhado em cada etapa do processo.

São maneiras eficientes de controlar suas operações, assegurar a qualidade dos itens e cumprir regulamentações específicas de cada setor.

Alguns exemplos de rastreabilidade interna são:

  • Produção por código de barras e etiquetas RFID: ao usar sistemas automatizados, é possível gerar códigos de barras ou etiquetas de identificação por RFID. Permite rastrear as informações do produto desde sua origem como matéria-prima até o final do processo produtivo;
  • Sistemas MES (Manufacturing Execution Systems): ao implementar sistemas MES, há o monitoramento em tempo real, a coleta de dados de produção, o registro de informações sobre máquinas, operadores e processos;
  • Gestão de ativos da indústria: por meio desse acompanhamento, as indústrias conseguem encontrar a localização dos ativos, seu status de depreciação, níveis de ociosidade e, assim, aproveitá-los de forma mais eficiente;
  • Rastreamento de lotes e embalagens terciárias: por meio da rotulagem adequada dos lotes e da utilização de embalagens específicas, é monitorada e controlada a movimentação dos produtos na fábrica. Facilita a identificação ao longo do processo produtivo.

Rastreabilidade Externa

Já a rastreabilidade externa desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos e na entrega de produtos aos clientes.

Em resumo, essa abordagem monitora e controla informações relevantes relacionadas aos fornecedores, transporte e entrega dos produtos.

Atualmente, essa capacidade de rastrear as mercadorias, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final aos clientes, é essencial para uma gestão eficiente e transparente.

Tipos de rastreabilidade

Além disso, permite respostas rápidas em casos de problemas ou imprevistos ao longo do caminho.

Podemos citar como exemplos:

Compras e fornecedores

É possível rastrear as matérias-primas fornecidas, para verificar se estão adequadas aos requisitos de qualidade, segurança e regulamentação estabelecidos.

Assim, há entendimento claro e um controle efetivo sobre a cadeia de suprimentos;

Expedição e rastreamento

Após o envio do item ao consumidor, entra em jogo a rastreabilidade externa relacionada à expedição e ao rastreamento.

Então, documentações específicas são geradas para registrar informações sobre o transporte, como números de rastreamento, informações do transportador e detalhes do percurso. Eles podem melhorar a experiência do cliente e gerar credibilidade.

Quais as aplicações da rastreabilidade?

Em resumo, a rastreabilidade de produtos pode ser aplicada tanto em indústrias como em distribuidoras que atuam em praticamente todos os segmentos.

Mas os ramos alimentícios e de medicamentos são os que mais se utilizam desta prática.

Rastreabilidade de alimentos

Um dos segmentos onde a rastreabilidade se faz mais importante é no de alimentos, pois este processo auxilia muito a entender a origem e a validade dos mesmos.

Além disso, é uma maneira de acompanhar a movimentação dos mantimentos em todas as etapas de fabricação, processamento e transporte.

Assim, é possível garantir a qualidade dos produtos durante toda a cadeia produtiva, até chegar ao seu destino.

Mas, para ser bem-sucedida, é ideal utilizar um sistema ERP, como o WebMais, que ajudará no registro das informações e no monitoramento dos alimentos.

Rastreabilidade de medicamentos

A rastreabilidade de medicamentos, assim como dos alimentos, também é muito importante. É por meio desse processo que é possível garantir a qualidade e a integridade destes produtos, afinal, eles necessitam de um cuidado especial.

Para isso, é necessário haver um controle rígido sobre os medicamentos desde sua fabricação, manipulação, transporte até as farmácias e postos de distribuição. O uso de um sistema de gestão auxilia muito nesses controles.

Rastreabilidade em outros segmentos

Diversos segmentos podem se beneficiar muito com a rastreabilidade de produtos, como automotivo e de autopeças, por exemplo.

Para estes setores o principal benefício é em relação aos recalls, onde os fabricantes têm todas as informações em relação às unidades vendidas.

Já para os setores de materiais elétricos, ferragens, correias e rolamentos, a rastreabilidade também é fundamental. Não só do produto acabado, mas também das matérias-primas utilizadas.

Quais os benefícios da rastreabilidade de produtos?

Você, como gestor, pode ter diversos ganhos por ter um histórico devidamente registrado dos seus produtos.

Desde a garantia da qualidade até a fácil identificação do trabalho executado em cada uma das etapas de produção.

Abaixo, trouxemos sete benefícios que a rastreabilidade pode trazer ao seu negócio.

1 – Transparência na cadeia produtiva

Dependendo do produto, a cadeia produtiva pode ser composta de diversas etapas. Mas, nem sempre é possível acompanhar de perto tudo o que ocorre nela.

Por isso, a busca pela transparência e o respeito pelos padrões de qualidade são tão importantes.

Ilustração de trabalhador de boné e camiseta laranja, segurando um produto embalado para entrega, ao lado da lista "Benefícios da rastreabilidade de produtos:

- Transparência na cadeia produtiva
- Facilidade para recalls
- Otimização do controle de qualidade
- Melhorias de processos internos
- Melhoria na gestão de materiais
- Mais confiança para os clientes
- Identificação de gargalos"

Caso ocorra algum problema no futuro, você consegue acessar todas as informações do produto em questão por meio da rastreabilidade. Lá, todas as etapas da cadeia produtiva podem ser facilmente identificadas.

Com essa transparência, a empresa ganha uma maior credibilidade e tranquilidade, assim nenhuma etapa fica em dúvida e a informação é sempre priorizada.

2 – Facilidade para recalls

Atualmente, quando itens que foram mal inspecionados chegam ao mercado, as empresas são obrigadas por lei a realizarem os recalls. Isso porque esses produtos podem conter algum problema que pode prejudicar o consumidor.

Nestes casos, a rastreabilidade é fundamental, já que a empresa sabe exatamente quais etapas o produto passou.

Além disso, devido a rastreabilidade, você também poderá saber em qual etapa ocorreu o problema, como na produção ou transporte. Assim, você consegue reajustar os processos e garantir que este erro não volte a acontecer.

3 – Otimização do controle de qualidade

Muitas empresas necessitam ter um controle rígido das etapas do processo produtivo, para assegurar a qualidade dos produtos. Por isso, ter a disposição todo o histórico de produção é fundamental.

Então, conhecer e entender a cadeia produtiva é primordial para verificar quais etapas necessitam de melhorias e de qual maneira pode ser otimizada.

Além disso, a rastreabilidade ainda permite que o gestor saiba se o produto foi produzido da maneira correta, seguindo todas as normas.

4 – Melhorias de processos internos

Todas as empresas buscam constantemente melhorar seus processos internos, sejam eles na parte produtiva ou logística. Através da rastreabilidade, o gestor consegue visualizar e entender toda a linha do tempo em que o produto passou.

Isso porque, para garantir a chegada de um produto satisfatório ao mercado, é fundamental garantir a qualidade do processo produtivo.

Então, a rastreabilidade se tornou uma prática comum na maioria das empresas, possibilitada pela tecnologia, que agiliza a estratégia das empresas. Sabendo do histórico, muitos erros podem ser evitados e corrigidos.

5 – Melhoria Na Gestão De Materiais

As empresas podem rastrear e monitorar cada etapa do fluxo de materiais, obtendo informações detalhadas sobre a origem, localização, status, histórico e movimentações dos materiais em tempo real.

Com acesso a dados precisos sobre a demanda passada e atual, a rastreabilidade de produtos prevê com maior precisão a demanda futura. Assim, ajusta seus níveis de estoque de forma adequada, sem faltar ou ter excesso de materiais.

Além disso, otimiza a cadeia de suprimentos por avaliar o desempenho dos fornecedores, otimizar a programação de produção e entrega, reduzir custos e eliminar desperdícios.

6 – Mais Confiança Para Os Clientes

Os consumidores estão cada vez mais interessados em saber de onde vêm os produtos que consomem e como são produzidos.

A rastreabilidade fornece informações detalhadas sobre a origem dos materiais, os processos de fabricação, os fornecedores envolvidos e até mesmo as condições de armazenamento e transporte.

Os clientes querem saber da procedência dos produtos

Esses dados ajudam os clientes a entender a procedência dos produtos, sua qualidade e as práticas sustentáveis adotadas pela empresa.

Ainda, a rastreabilidade fortalece a confiança dos clientes ao permitir que eles tenham acesso a informações atualizadas sobre o status e a localização dos produtos durante o processo de entrega.

7 – Identificação De Gargalos

Os gargalos referem-se a pontos de estrangulamento ou áreas onde ocorrem atrasos, ineficiências ou problemas que impactam negativamente o fluxo de materiais e a entrega dos produtos.

Com a rastreabilidade, é possível acessar informações detalhadas sobre cada etapa da cadeia de suprimentos. Isso permite uma análise abrangente e minuciosa do processo, facilitando a identificação desses gargalos.

Por meio desse encontro, pode-se saber quais etapas ou locais estão enfrentando problemas para corrigi-los.

Por exemplo, pode-se identificar fornecedores que frequentemente atrasam a entrega de matérias-primas, linhas de produção com baixa produtividade etc.

Como implementar a rastreabilidade de produtos na sua empresa?

Como você já viu, a rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto nas etapas do processo ou depois de prontos.

A rastreabilidade também ajuda na segurança e qualidade dos produtos, já que garante que os padrões estão sendo seguidos. É necessário sempre definir lotes de matérias-primas e embalagens, bem como em quais etapas ocorrerão os reprocessos.

A definição de lotes de matérias-primas e embalagens é importante para garantir que todos os produtos de um mesmo lote tenham as mesmas características.

Ao escolher o sistema que você utilizará na sua empresa, é necessário observar se ele contempla o registro de todas as informações durante as etapas do processo. A ideia é facilitar a investigação.

As informações que devem ser registradas durante as etapas do processo incluem:

  • número de lote;
  • data de fabricação;
  • data de validade;
  • localização;
  • status.

O rastreio pode ser aplicado pelo número de lote do produto (tanto de entrada como de saída), nota fiscal ou, se a sua mercadoria é delicada, pode ser feito pela validade.

Assim, não correndo riscos do produto ter alterações na qualidade do seu estoque e nem durante o transporte.

Dicas Para Manter A Rastreabilidade Em Dia

No mundo moderno, a rastreabilidade é cada vez mais importante. Por isso, separamos dicas essenciais para mantê-la em dia no seu negócio e aproveitar os benefícios que traz.

Gerenciamento Dos Ativos

O gerenciamento de ativos é um processo de controle e monitoramento de ativos físicos, como equipamentos, máquinas e veículos. Ele ajuda as empresas a terem seus ativos em boas condições e a serem utilizados de forma eficiente.

Para isso, é importante:

  • criar um inventário de todos os ativos, rastreando todos eles e identificando qualquer um que esteja faltando ou em mau estado;
  • definir padrões de manutenção para os ativos estarem dentro da conformidade;
  • realizar auditorias regulares para serem usados com segurança e êxito.

Automação Da Produção

A automação da produção é o uso de máquinas e sistemas automatizados para realizar tarefas que antes eram realizadas por pessoas.

4 dicas para manter sua rastreabilidade de produtos em dia

Ela pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade da produção.

Para isso:

  • Integre sistemas de automação para acompanhar o progresso da produção de maneira precisa;
  • Utilize sensores e dispositivos conectados para coletar dados em tempo real sobre o desempenho das máquinas e a qualidade dos produtos;
  • Implemente soluções de rastreabilidade que vinculem automaticamente cada lote ao seu processo de fabricação correspondente.

Logística

A logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de pessoas, produtos e serviços.

É uma ferramenta importante para as mercadorias chegarem ao seu destino final no tempo certo e nas condições corretas.

Para garantir isso:

  • Planeje o movimento de seus bens e serviços com antecedência, para evitar atrasos e problemas;
  • Use tecnologias de rastreamento para acompanhar o movimento de seus bens e serviços e identificar problemas potenciais, além de tomar medidas corretivas;
  • Construa relacionamentos com seus parceiros de logística para assegurar que os itens sejam transportados de forma eficiente e econômica.

Etiquetagem

A etiquetagem é o processo de aplicar etiquetas aos produtos ou ativos. As etiquetas podem ser usadas para identificar o produto, rastreá-lo ou fornecer informações sobre ele.

É importante usar etiquetas:

  • de alta qualidade, que sejam duráveis e resistentes;
  • legíveis;
  • precisas.

Como o ERP WebMais pode ajudar na rastreabilidade dos seus produtos?

Ter um controle da rastreabilidade do seu processo não é uma tarefa fácil. O uso de um sistema de gestão que integre todos os setores da sua empresa pode te ajudar!

O uso de um ERP permite que você tenha uma total rastreabilidade do seu processo produtivo, desde a necessidade de compra até a entrega.

O software da WebMais te auxilia em todo este processo. Com seu uso, você pode rastrear todos os seus produtos, tanto dentro da sua empresa como na rota de entrega ao seu cliente.

Dentro da sua empresa você consegue rastrear a chegada das matérias-primas, sua demanda de uso, bem como sua transformação em produto acabado.

Já na expedição, o sistema permite o controle de carregamento por código de barras, assim você sabe se determinado produto já foi embarcado.

Tudo isso, porque o sistema integra todos os setores da sua empresa, permitindo que você tenha uma visão completa do seu processo produtivo.

Isso facilita a coleta e o armazenamento de dados sobre a localização e o status de seus produtos.

Além disso, o ERP oferece uma série de recursos que podem ajudá-lo a melhorar a rastreabilidade de seus produtos, incluindo:

  • etiquetagem: permite criar etiquetas personalizadas para seus produtos, que podem conter informações de rastreabilidade;
  • códigos de barras: suporta uma variedade de códigos de barras, que podem ser usados ​​para rastrear seus produtos;
  • rastreabilidade RFID: oferece suporte à tecnologia RFID, que pode ser usada para rastrear seus produtos de forma sem fio.
BANNER Conte com o ERP WebMais para fazer a rastreabilidade dos produtos da sua empresa

Conclusão

A rastreabilidade de produtos é uma prática essencial para empresas que desejam garantir transparência, qualidade e eficiência ao longo de sua cadeia de suprimentos, como indústrias e distribuidoras.

Ao implementar sistemas e processos de rastreabilidade, as empresas podem obter uma visão detalhada e em tempo real do movimento dos materiais, desde a origem até a entrega final ao cliente.

Uma ferramenta adequada é o ERP da WebMais, que integra e automatiza processos de rastreabilidade, gestão de estoque, logística e muito mais.

Agende uma demonstração gratuita para conhecer em detalhes como ele pode impulsionar a gestão do seu negócio!

Deixe um comentário