homem-pensativo-mão-sobre-boca

Como planejar uma promoção de vendas de sucesso?

Imagem de Sanon Matias

Que atire a primeira pedra aquela pessoa que nunca aguardou ansiosamente a tão famosa Black Friday chegar para comprar algum item em promoção. Ou então aquelas semanas logo após o Natal, momento do ano em que grande parte das lojas dão descontos em quase todos os produtos.

O fato é que a promoção de vendas é uma estratégia bastante útil para vários objetivos e nichos diferentes. Além disso, tem um funcionamento bem simples, geram atração para novos públicos e promovem um número maior de vendas.

Só vantagens, não é mesmo?

Nem sempre. Quando feita às pressas e sem o planejamento adequado, muitas vezes os prejuízos acabam sendo maiores do que os ganhos. E é sobre tudo isso que nós abordaremos no post a seguir.

Continue a leitura, aprenda a evitar as consequências de uma promoção mal planejada e confira um passo a passo que pode ajudar líderes e gestores a elaborar uma promoção de vendas bem-sucedida.  

Por que fazer uma promoção de vendas?

Promoções de vendas são as estratégias criadas por empresas com muitos objetivos diferentes, entre eles aumentar as vendas (e o faturamento, como consequência), captar novos públicos, fidelizar mais clientes, movimentar o estoque, entre outros.  

Nós estamos acostumados a ouvir sobre os descontos que os grandes e famosos varejistas dão ou as incríveis promoções das lojas de fast fashion. A sensação que fica é que apenas marcas que vendem móveis, produtos de beleza ou roupas podem elaborar promoções de vendas.

Este pensamento está errado. Estas iniciativas, quando planejadas de acordo com os objetivos que pretendem conseguir, podem ser criadas para quaisquer setores e empresas do mercado, desde indústrias como as de alimentos até distribuidoras. 

É claro que, para que a estratégia seja eficiente, é preciso seguir alguns passos fundamentais para que não apenas os clientes compreendam bem as regras da promoção de vendas como também a sua organização não acabe tendo mais prejuízos que vantagens.  

capa-ebook-planejamento-vendas

Como fazer promoção de vendas

Para ter sucesso na promoção de vendas e realmente receber o retorno esperado, é preciso implementar um passo a passo e segui-lo à risca. Confira um exemplo a seguir que pode ser usado como um guia: 

1 – Defina o objetivo e escolha o formato de promoção adequada

O que você espera que a empresa ganhe como retorno da promoção de vendas? Tornar-se mais conhecida? Conquistar mais clientes? Melhorar o relacionamento? Movimentar o estoque? Por exemplo, uma indústria de alimentos que produz panetones. Faltam poucos dias para o Natal e o estoque ainda está cheio. É possível aplicar um percentual de descontos progressivo na compra de 1 ou mais itens, por exemplo. 

Ou você quer potencializar o alcance de distribuição do lançamento de um novo modelo de fone de ouvido? Você pode investir em marketing digital para que mais pessoas fiquem sabendo e oferecer um percentual de desconto para os 10 primeiros compradores.

2 – Defina as regras de participação 

Este é um passo muito importante e deve ser pensado com cautela. As regras devem ser fáceis de serem seguidas e compreendidas. As pessoas tendem a abandonar processos complexos ou difíceis de entender e o engajamento cai consideravelmente. 

Vamos voltar aos panetones. Neste caso, é necessário deixar claro qual é o percentual de desconto para cada item comprado – 5% no primeiro item, 10% no segundo item e 15% no terceiro – além de explicar para quais sabores a promoção de vendas é válida.  

Ebook dicas para vender mais

3 – Estabeleça um prazo mínimo para o término 

Uma boa promoção de vendas causa aquela sensação de euforia no público, fazendo-o acessar o e-commerce ou ir até a loja da empresa para poder participar. Mas e se a promoção durar o ano inteiro? 

A euforia acaba porque não existe marketing criativo o suficiente que faça a estratégia da empresa ficar em visibilidade por tanto tempo assim. Ou seja, estabeleça um começo e um fim para sua promoção de vendas, e se houverem outras necessidades num futuro próximo, planeje novos eventos com objetivos diferentes.

4 – Aposte na divulgação!

Quanto maior e mais criativa for a divulgação, mais fácil das pessoas conhecerem e aderirem à promoção de vendas. E nem sempre esta estratégia precisa ser cara. Se sua empresa criar uma promoção com o intuito de aumentar o faturamento, com certeza não há orçamento sobrando para ser usado em outdoors ou comerciais de televisão. Mas e-mails de divulgação e posts em redes sociais são estratégias baratas e eficientes.

Agora que o conceito e o passo a passo para criar uma promoção de vendas já ficaram mais claros, vamos mostrar quais tipos existem e que podem ser facilmente incluídos nos planejamentos.

sistema de gestão empresarial

Exemplos de promoção de vendas

São muitos os tipos de promoção de vendas que podem ser postos em ação. Como dissemos, tudo depende do que a empresa quer com esta estratégia. Confira alguns exemplos:

  • Brindes: Oferecer presentes sempre que um cliente efetua uma compra é uma excelente forma de incentivar este consumo e estreitar o relacionamento com a empresa. Neste caso, ainda é possível pedir as informações do cliente para cadastrá-lo no banco de dados da empresa e utilizar isso como marketing futuro.  
  • Desconto para aniversariante: Lembra das informações colhidas dos clientes? Você pode utilizar esses dados, como data de nascimento, por exemplo, para oferecer descontos exclusivos que não apenas fortalecem o relacionamento como também geram novas vendas.
  • Desconto progressivo: Estes são bastante comuns. Na compra de um item, leve o segundo grátis. Ou então 10% de desconto no primeiro item, 15% no segundo e assim por diante. Este tipo de promoção de vendas é bastante usado por empresas que não apenas precisam aumentar o faturamento como também querem movimentar o estoque.
  • Sorteios: Neste caso, como apenas uma pessoa ou um grupo muito restrito irá ganhar, é possível oferecer um prêmio mais vantajoso em troca de determinada ação. Por exemplo, todo cliente que gastar R$ 500 em produtos da empresa concorre a um smartphone.

No caso dos sorteios, vale lembrar que algumas questões judiciais e autorizações legais devem ser verificadas com antecedência e explicitadas claramente para que o cliente não se sinta enganado. 

Os perigos de uma promoção de vendas mal executada

Como dissemos na introdução deste post, nem tudo é tão fácil na elaboração das promoções de vendas. Vamos voltar ao exemplo dos fones de ouvido. E se a promoção não fosse restrita aos 10 primeiros compradores e todos que entrassem em contato com a loja exigissem o desconto? 

Primeiro que talvez a empresa tivesse certo prejuízo se o desconto fosse grande. Segundo que provavelmente o estoque acabaria e os clientes ficariam frustrados.

Antes de qualquer decisão, é preciso planejar bastante para que tudo corra como o esperado e a empresa não acabe recebendo comentários negativos na internet ou até mesmo perdendo clientes.

Depois, é necessário mensurar os resultados. Quanto antes os prejuízos forem notados, mais fácil fica ajustar ou cancelar a promoção de vendas. E a melhor forma de ter relatórios com informações precisas e atualizadas é investindo numa solução tecnológica como o sistema ERP WebMais.

Nossa solução garante uma gestão integrada de todos os setores da indústria, desde matéria-prima, estoque, vendas e financeiro, promovendo um panorama geral do negócio, fundamental para tomadas de decisão mais assertivas. 

Fale com um de nossos consultores!

Deixe um comentário