planilha de controle de lote e validade

Planilha de controle de lote e validade – Download grátis

Imagem de Sanon Matias

Manter a qualidade dos produtos que você fabrica ou distribui é muito importante, principalmente se você trabalha com produtos delicados e perecíveis, como o segmento alimentício e cosméticos. Sem este controle, a qualidade das suas mercadorias pode ser seriamente comprometida, além da reputação da sua empresa.

Para que isso não ocorra, é necessário ter um controle bastante rigoroso tanto dos lotes como das datas de validade de todos os itens, sejam eles matérias-primas ou o próprio produto acabado.

Que tal saber mais sobre este controle? Trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber para começar a controlar lote e validade na sua empresa hoje mesmo!

BANNER Cupom tá on abril 2024

[Baixar Grátis] Planilha de Controle de Lote e Validade

Por que controlar lote e validade na sua empresa?

Ter um controle do lote e da validade dos itens em seu estoque é muito importante, pois ele tem um impacto direto no seu caixa. Imagine que seu estoque está cheio de produtos e foi identificado que há um lote que está perto da data de vencimento. Se a venda não ocorrer a tempo, eles poderão estragar e você terá que arcar com o prejuízo.

Com este tipo de controle, problemas como este podem ser facilmente evitados ou ainda a entrega de itens vencidos aos seus clientes. Ambos causam grandes prejuízos tanto financeiros como na credibilidade do seu negócio.

[Baixar Grátis] Planilha de Controle de Lote e Validade

O que o controle de lote e validade possibilita?

Realizando o controle de lote e validade da maneira correta, você terá rapidamente as respostas para perguntas como:

  • Quais ordens de produção utilizaram determinado lote de um insumo?
  • Qual fornecedor e em que nota fiscal chegou um lote de um determinado insumo e qual era a sua validade?
  • Quais produtos podem vencer e que talvez caiba uma queima de estoque?
  • Quais clientes compraram um determinado lote de um determinado produto?
  • Qual fornecedor e em que nota fiscal chegou um lote de um determinado insumo e qual era a sua validade? 

É importante utilizar as tecnologias disponíveis no mercado. Se a sua produção ou comercialização ainda é pequena, você pode realizar este controle por meio de planilhas. Nelas você precisa listar a data da venda/compra, número da nota fiscal, nome do cliente, quantidade da venda/compra e respectiva data de validade. 

planilha-controle-lote-validade-homem-segurando-notebook

Quais as vantagens de uma planilha de controle de lote e validade?

Ter um controle preciso e as informações sempre à mão é fundamental para ter uma gestão bem-sucedida e, consequentemente, vender mais. Independente do tamanho da sua indústria ou distribuidora, tenho certeza de que você possui um grande fluxo de informação todos os dias, certo?

Por isso é fundamental ter ferramentas que otimizem este controle no seu dia a dia, e que, principalmente, não pesem no seu orçamento. Planilhas, por exemplo, podem ser eficientes e proporcionar diversas informações sobre os produtos que entram e saem da sua empresa.

Com a planilha de controle de lote e validade WebMais, você poderá acompanhar informações como datas de validade, fabricação e número da nota fiscal de todos os produtos que você comercializa, além das matérias-primas, assim, fica mais fácil rastrear desde a chegada de matéria prima até o ponto final de venda.

Precisa de mais planilhas? Acesse agora!

Planilha gratuita de controle de lote e validade

Com a planilha de controle de lote e validade da WebMais em mãos, você irá começar a registar e gerir o lote e a validade dos seus produtos. A primeira coluna a ser preenchida é com a data em que o item foi fabricado ou chegou na sua empresa e, em seguida, você irá registrar o código e o nome do produto. 

O próximo passo é anotar o número do lote ao qual este produto pertence e o motivo. Por exemplo, pode ser compra de matéria-prima, produção ou entrada de produto acabado. Ao lado, você vai preencher com o número do documento associado, normalmente a nota fiscal.

Por fim, você encontrará os campos de validade, onde será inserido a data de validade do produto, quantidade, que você preencherá com número de itens que foram comprados ou vendidos e por último colocará o nome do cliente ou do fornecedor.

Com a planilha preenchida corretamente, você terá uma rastreabilidade completa dos itens movimentados pela sua empresa e, ainda poderá aplicar filtros para encontrar com mais facilidade as informações desejadas.

Deixe um comentário