Painel de bordo: suas tomadas de decisão muito mais rápidas!

Conhecidos por muitos nomes (dashboard, executive dashboard, business dashboard, business intelligence dashboard, etc.) é basicamente uma forma para os usuários terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles. Além de serem um resumo dos dados importantes, o Painel de bordo também serve como forma de realçar dados específicos. As informações necessárias para escolher o melhor caminho e ter segurança das ações, precisam ser simples e estarem acessíveis, pois serão com elas que as organizações se tornarão mais inovadoras e produtivas, são elas
que também vão colaborar na redução de custos e em tirar a atenção de projetos que só drenam a energia. Neste ponto que entra a função dos Painéis de bordo, são eles que vão te ajudar a dar atenção a aquilo que é mais importante, consolidar informações secundárias e te ajudar a responder: Estamos na direção certa? Estamos batendo nossas metas? É neste ponto que muitos  profissionais não conseguem priorizar quais ações são realmente importantes para serem tomadas para alcançar os objetivos com eficiência e agilidade.

 
Qual a função do Painel de bordo?

 
A função dele é compartilhar informações com um grupo especifico de usuários com necessidades específicas. Por exemplo, um gerente financeiro que precisa acompanhar a evolução dos projetos de sua carteira de investimento. Se ele não tiver acesso a informações realmente relevantes, gera o risco dele investir energia em coisas que no fim das contas não tem valor para o negócio. Todos os relatórios e informações relevantes devem ser exibidos em uma única tela, sempre que possível, ao fazê-lo, ele deve permitir analisar os dados de forma mais rápida e com maior facilidade de compreensão. O cérebro humano tem mais capacidade de visualizar todas as fontes de informação inter-relacionados em conjunto, desta forma, é possível entender a importância e significado  lobal de um conjunto de informação com maior precisão. Ele também permite comparações mais fáceis e rápidas entre os diferentes tipos de gráficos, bem como a identificação de tendências e relações dentro do conjunto de dados global, levando a uma percepção mais profunda. Um painel que é mais longo do que o comprimento de uma tela, e requer o deslocamento, é menos eficaz. Isso ocorre porque o cérebro é capaz de armazenar apenas uma pequena quantidade de informação na memória de curto prazo. As informações devem ser apresentadas em indicadores que rapidamente fornecem uma visão geral do que está acontecendo em um ambiente organizacional, que permitem aos usuários se aprofundar em detalhes subsequente para diagnosticar por que algo ocorreu e revelar sua origem, esses indicadores são chamados de KPI’s.

Fonte: projectbuilder.com.br , atomsail.com

 
O que são KPI’s?

 
KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos. Por meio dos KPIs, todos os funcionários conhecem e tornam-se envolvidos na missão da corporação, a fim de alinhar os  esforços em torno das estratégias estabelecidas por seus superiores. Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

Fonte: internetinnovation.com.br

 

 

Painel de bordo WebMais

 

 

Clique na imagem para ver detalhadamente

Iniciar o dia é tão importante quanto encerrar o dia, principalmente quando se trata de movimentação financeira.

Foi dentro desta premissa que elaboramos a primeira versão do Painel de Bordo no Sistema de Gestão WebMais, permitindo de forma rápida identificar informações importantes com relação ao fluxo de caixa do dia, final do mês e para os próximos 30 dias. Além dessas informações, é possível saber o saldo a Receber em Carteira, Vencidos a Receber, Vendidos a Pagar, os Maiores Credores e Devedores, Composição de Vencimento a Receber e a Pagar e através de gráficos a Evolução da Liquidez do Contas a Receber e a Pagar. O mais incrível, e que tudo isso acontece em tempo real.

 

Então, comece o dia sabendo como irá terminar, utilizando a versão do Painel de Bordo WebMais.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *