Menu de notificação: Mais eficiência em manter você informado!

Notificação é a ação e o efeito de notificar (um verbo que deriva do latim notificāre e que significa comunicar formalmente uma resolução ou dar uma notícia com um certo propósito).

A noção de notificação, por conseguinte, está vinculada a uma comunicação ou um aviso. Ao enviar uma notificação, uma empresa, uma organização ou uma pessoa pretende deixar definida determinada decisão que se tenha tomado ou que se irá tomar no futuro. Quem acusa recepção da notificação não pode alegar posteriormente que não estava a par da situação.

Já em redes sociais e softwares, as notificações estão relacionadas com alertas para avisar o usuário sobre atualizações.

Como padrão a maioria delas enviam mensagens de e-mail quando ocorre alguma atualização na rede feita por outros participantes. Por exemplo, o Twitter envia mensagens quando alguém faz menções a você ou retuita uma mensagem sua.

O Facebook e Linkedin enviam mensagens quando alguém faz um convite de amizade, quando alguém menciona você, ou numa postagem quando outras pessoas fazem comentários. Enfim, se você for popular é bem possível que sua caixa postal viva cheia de notificações de redes sociais.


Quer manter seus usuários informados? Aposte nas notificações.

Ter vários usuários recebendo e-mails sobre atualizações da sua empresa não significa necessariamente que a fidelização e a captação de novos clientes tornou-se um case de sucesso. Para que isso aconteça, é preciso “nutrir” o sistema com informações relevantes e manter os usuários conectados, promovendo o engajamento. Nesse contexto, o menu de notificação aparece como uma ferramenta poderosa na hora de entrosar as pessoas com a sua empresa.

É a melhor maneira para as empresas informarem aos seus usuários sobre atualizações legais, novos recursos, entre outros avisos. O menu também pode ser usado para notificar promoções, eventos ou atividades da empresa aos seus usuários.

Mas a maior vantagem do menu de notificação é a sua rapidez de envio e recebimento. Tudo em tempo real. Diferentemente do email, essa notificação é visualizada com a velocidade de dois toques. Um senso de urgência bem maior que o do correio eletrônico.

Há dezenas de conteúdos que precisam ser disponibilizados e que precisam de tempo e a atenção dos usuários, mas muitas vezes eles estão ocupados com várias atividades ao longo do dia.

Não basta simplesmente postar um conteúdo, por melhor ou mais elaborado que seja. 

Mesmo que você tenha milhões de usuários é preciso que a informação chegue até o usuário de forma direta e eficiente e nada é mais efetivo que as Notificações, que são enviadas e sinalizadas por meio de alertas gráficos que detém a atenção para a mensagem enviada. E, se essa informação for relevante ou importante será clicada e direcionada ao conteúdo.

 

Por que as notificações de aplicativos são importantes?

Antes de entendermos de fato o que são as notificações, é preciso que um contraponto seja estabelecido. Dessa forma, pense no seguinte: como você se mantém informado, por exemplo, sobre novas mensagens enviadas à sua conta de email? Em instantes, uma resposta vem à mente: “É bastante simples. Basta acessar minha caixa de entrada e pronto. Os emails recentes estarão lá”. Correto. Mas e se for possível melhorar esse canal de comunicação? Pois é justamente essa a intenção das tais notificações.

Em poucas palavras, podemos entender as notificações como um serviço em que determinadas informações são enviadas diretamente de um servidor a um usuário de um sistema ou, rede social, de forma que as informações cheguem ao mesmo de forma prática, e não o contrário.

Podemos entender de forma mais clara o funcionamento desse sistema imaginando uma simples metáfora como exemplo às tarefas prestadas pelo menu de notificações. Como bem explica Jorge Aguilar, redator do site Mobilidade, é como se uma campainha fosse instalada em sua sala de estar. Toda vez que uma correspondência nova fosse entregue, o alarme soaria – dispensando a incômoda viagem até a sua caixa de correio.

 

Como o menu de notificação pode melhorar a comunicação entre empresa e usuário?

O menu de notificação é uma nova funcionalidade do ERP WebMais, e facilitará ainda mais a comunicação entre empresa e usuário, por se tratar de um mecanismo de envio de mensagens ao usuário, por meio de alertas na barra de ferramentas do sistema, deixando o mesmo, ciente de todas novidades relevantes relacionados ao ERP, sem que haja necessidade de utilizar de outro meio de comunicação para receber tais informações, como email ou ticket.

As informações irão ser especificamente sobre: atualizações do sistema, atualizações sobre legislação, informativos gerais sobre a WebMais e futuramente com notificações internas da empresa do usuário afim de facilitar ainda mais a rotina de trabalho do mesmo, como por exemplo exibindo alertas sobre contas a pagar, produtos em fim de estoque, etc.

As mensagens contidas no menu de notificações, poderão ser classificadas de acordo com as ações do usuário: lidas, não lidas, arquivadas, desarquivadas, assim como opção de excluir as mensagens que não forem relevantes.

 

Gostou de nosso artigo? Então fique atento, pois eles são semanais!

 

 

Quer conhecer mais sobre as funcionalidades de um sistema de gestão?

Entre em contato com um de nossos consultores clicando no banner abaixo e saiba mais sobre o Sistema ERP WebMais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *