Melhorar processos nas indústria: 4 dicas práticas

Hoje preparamos um conteúdo especial para os gestores, gerentes, coordenadores e colaboradores de indústrias! Sabemos que na realidade diária dessas empresas é preciso melhorar processos continuamente, para que seja possível reduzir custos e prazos, utilizando de forma mais inteligente os recursos à disposição.

Nesse texto você encontrará dicas sobre:

  • Processos produtivos
  • Gestão de compras
  • Expedição

Esperamos que através desse conteúdo possamos ajudar sua empresa a melhorar processos produtivos e comerciais, vamos lá?

Dica 1: Mapear os processos produtivos e comerciais

Se você entende que é preciso melhorar os processos na sua empresa, o primeiro passo é desenhar todas as etapas, fases e pontos de encontro com stakeholders (fornecedores, prestadores, colaboradores e terceiros envolvidos no processo produtivo).

Para realizar esse desenho você pode utilizar um software, quadro, cartolina ou até uma folha de papel, dependendo da complexidade do seu processo.

O importante é elencar, de forma muito visual, onde estão os gatilhos de entrada de materiais, pedidos ou compras, quais as etapas seguintes, quantos processos e pessoas estão envolvidos, e como acontecerá a expedição final do pedido.

Com esse processo mapeado de forma visual, ficará mais fácil de encontrar os pontos de melhoria, onde estão os gargalos, e onde a empresa pode inovar para crescer e entregar mais valor aos seus clientes.

Dica 2: Gestão de compras

Planejar a compra de materiais é uma das etapas mais importantes para garantir um processo produtivo sem gargalos e evitar atrasos ou prazos alongados.

Sabemos que manter grandes estoques de matéria-prima não é a solução. Mas então, qual é? Na nossa percepção, é importante que os gestores comerciais se dediquem à planejar de forma eficiente e inteligente seu departamento de compras.

Nesse sentido, é preciso entender os prazos e peculiaridades de relacionament com fornecedores, bem como as metas internas de vendas e abertura de mercado. Garantindo que o processo de compras possa estar alinhado com os resultados comerciais e processos produtivos.

Uma tarefa complexa, não é mesmo? Por isso a utilização de um ERP que integra os departamentos comerciais e produtivos é a ferramenta que sua empresa precisa contar!

Dica 3: Planejamento e controle produtivo

O processo produtivo de uma indústria pode ser bastante complexo, e pode envolver:

  • Engenharia de produtos
  • Ordens de produção
  • Reserva de insumos
  • Acompanhamento do processo
  • Controles e relatórios

Para gerir todas essas etapas, tarefas e comunicações, é preciso contar com ferramentas integradas. O uso inteligente dessas ferramentas e recursos, permite o entendimento do cenário e dos processos da indústria, possibilitando a melhoria contínua e inovação.

Gerir as etapas do processo produtivo garante também que a fabricação ou distribuição dos produtos ocorra de forma tranquila, minimizando atrasos, retrabalhos e gargalos produtivos.

Dica 4: Gestão da expedição

A entrega dos pedidos aos clientes é a fase final do processo produtivo, mas nem por isso requer menos atenção ou cuidado.

Para que ocorra de forma perfeita e organizada, as indústrias podem implementar processos adicionais na expedição de seus pedidos, como por exemplo a emissão de etiquetas, códigos de barras e controles de transportes e faturamento.

Para finalizar, queremos compartilhar com você um material onde compilamos alguns erros encontrados em indústrias, e que podem estar acontecendo dentro das portas da sua empresa neste momento.

Baixe esse material e continue evoluindo na melhoria dos seus processos.

melhorar processos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *