Você sabe o que é logística industrial?

Saiba O Que É Logística Industrial, Como Funciona E Importância

Imagem de Sanon Matias

A logística industrial é um procedimento que envolve métodos e técnicas a fim de garantir o abastecimento dos estoques, a elaboração dos produtos e a entrega correta das mercadorias.

Cada departamento na empresa tem ligação com a logística de alguma forma. Por isso, assegurar que todas as áreas estão cumprindo suas funções conforme o planejado é crucial para alcançar o sucesso.

Quando uma empresa não se preocupa com o processo logístico, ela pode se deparar com uma série de problemas durante a produção. Isso prejudica a entrega dos itens e a satisfação dos clientes.

O ERP da WebMais é uma das soluções perfeitas para impedir esses desafios. Peça uma demonstração gratuita agora mesmo para provar isso!

Quer manter a competitividade do seu negócio e entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado? Veja, neste post, o que é logística industrial, qual a sua importância e os principais desafios dessa prática de gestão.

Veja ainda como a logística industrial aumenta a produtividade e quais são as ferramentas de controle e planejamento que ajudam na expedição e logística.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

Afinal, O Que É Logística Industrial?

A logística industrial nada mais é que um conjunto de práticas ligadas à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição de uma indústria.

Abrange o planejamento de compras, armazenamento de insumos e reposição. Também o controle de estoque, produção e fornecimento de matéria-prima.

Imagine que a logística da indústria está debilitada e algum departamento (compras ou estoque, entre outros) não realiza suas funções corretamente. Assim, a produção pode sofrer atrasos devido a falta de insumos e matéria-prima.

Esses atrasos podem prejudicar a fabricação dos itens e atrasar as entregas, afetando assim a reputação da marca e a sua competitividade no mercado. E que empresa quer correr esse risco? Nenhuma!

Como Funciona A Logística Industrial?

Para garantir que as matérias-primas sejam adquiridas, transformadas e distribuídas com eficácia, existem alguns passos indispensáveis que envolvem:

  • planejamento da produção: define a quantidade de produtos que precisa ser fabricada em um determinado período. Considera a demanda do mercado, a capacidade de produção da fábrica, os prazos de entrega e outros fatores relevantes;
  • compras e suprimentos: aquisição das matérias-primas necessárias para a fabricação dos produtos. Vai da negociação com fornecedores, a avaliação de custos até a emissão de pedidos de compra;
  • recebimento e armazenagem: o pedido é recebido e armazenado adequadamente em um local designado, conforme o controle de estoque;
  • produção e controle de qualidade: os materiais são processados conforme os procedimentos definidos, passando por diferentes etapas até a conclusão. Durante isso, o controle de qualidade é essencial para atender aos padrões estabelecidos;
  • armazenagem e distribuição dos produtos acabados: os produtos finalizados são armazenados até serem enviados aos clientes. Isso inclui a embalagem, a criação de etiquetas de remessa e a coordenação dos processos de distribuição;
  • transporte e entrega: seleção dos modos de transporte apropriados (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo), o agendamento dos envios, a otimização de rotas, a gestão de documentos e a coordenação com transportadoras;
  • monitoramento e rastreamento: durante todo o processo logístico, é importante monitorar e rastrear as atividades e os fluxos de produtos. Isso pode ser feito por meio de software de gestão, com dados em tempo real;
  • análise e melhoria contínua: análise dos processos e o monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para identificar áreas de melhoria com base nas informações coletadas.

Por Que A Logística Industrial É Importante?

A logística industrial é responsável por assegurar o fornecimento e a distribuição de matéria-prima para produção.

Sem ela a empresa pode deixar faltar componentes importantes para a fabricação dos itens. E não só isso, realizar compras desnecessárias e contabilizar custos elevados de armazenamento.

Na indústria, os processos produtivos funcionam como “ramificações” — isto é, cada etapa complementa a outra. Assim, a logística industrial é crucial para ter sucesso na fabricação, estoque e entrega de mercadorias.

Mas mais que isso, é importante para a empresa se manter competitiva e ficar bem preparada para atender o mercado.

Quais São As Atividades Da Logística?

A logística abrange uma ampla gama de atividades essenciais para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos. Essas atividades podem ser divididas em dois tipos principais: atividades primárias e atividades de apoio.

Principais atividades da logística

Atividades Primárias

  • transporte: inclui a escolha de modos de transporte adequados, roteirização, consolidação de cargas, rastreamento e monitoramento;
  • manutenção de estoques: envolve o planejamento da demanda, previsão, controle de estoque, gestão de armazéns e distribuição eficiente dos produtos;
  • processamento de pedidos: engloba a gestão de pedidos, verificação de disponibilidade de estoque, separação de produtos, embalagem e envio.

Atividades de Apoio

  • armazenagem: refere-se a recepção, inspeção, identificação, organização e manutenção dos estoques nos armazéns;
  • manuseio de materiais: inclui carregamento e descarregamento de mercadorias, empilhamento, embalagem e etiquetagem;
  • embalagem: consiste no design, seleção de materiais, etiquetagem e embalagem eficiente dos produtos;
  • obtenção: envolve a avaliação de fornecedores, negociação de contratos e gerenciamento de relacionamentos com os fornecedores;
  • suprimento: trata-se do planejamento de suprimentos, monitoramento de estoques, reabastecimento e garantia de disponibilidade de produtos;
  • programação de produtos: foca no planejamento da produção, sequenciamento de operações, programação de máquinas e mão de obra.

Quais As Principais Vantagens De Ter Uma Boa Logística Industrial?

Uma boa logística industrial traz uma série de vantagens para as empresas. Ela permite a redução de custos operacionais, por meio da otimização dos processos, eliminação de desperdícios e melhor gestão de recursos.

Além disso, contribui para a melhoria do atendimento ao cliente, com prazos de entrega mais precisos e confiáveis, maior disponibilidade de produtos e serviços de qualidade.

Uma logística industrial eficiente também aumenta a competitividade da empresa, permitindo rápida adaptação às demandas do mercado e oferecendo preços mais competitivos e melhor serviço.

Por fim, promove a colaboração e parcerias sólidas ao longo da cadeia de suprimentos, resultando em maior eficiência colaborativa e compartilhamento de recursos.

Quais Os Benefícios Da Logística Industrial?

A logística industrial oferece uma série de benefícios para as empresas que entendem o seu funcionamento e implementam de maneira eficaz. Confira alguns deles.

Eliminação De Processos Desnecessários

A logística industrial visa otimizar os processos e fluxos de trabalho, eliminando atividades desnecessárias e redundantes.

Isso resulta em uma maior eficiência operacional, reduzindo os custos e o tempo necessário para executar as tarefas logísticas. A eliminação de processos desnecessários também aumenta a produtividade e melhora a utilização dos recursos disponíveis.

Ajuda Na Organização Do Espaço

Através da aplicação de técnicas de gestão de estoques e layout adequado, a logística industrial ajuda a maximizar o espaço disponível. Isso facilita a movimentação de materiais e produtos, reduz o tempo de busca e minimiza o risco de erros ou danos.

Otimização De Processos

Desde a aquisição de matérias-primas até a entrega dos produtos acabados, a logística industrial visa identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções eficientes.

Dessa forma, inclui a redução de tempos de espera, a eliminação de gargalos, a padronização de fluxos de trabalho e a automação de tarefas. Ou seja, otimiza as atividades.

Contribuição Na Troca De Dados

Por envolver a troca eficiente de dados e informações entre os diversos elos da cadeia de suprimentos, permite uma comunicação mais ágil e precisa. Isso possibilita uma melhoria na coordenação entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes.

Benefícios da logística industrial

A troca de dados facilita o planejamento, o rastreamento de remessas, a previsão de demanda, a colaboração e a tomada de decisões baseada em informações atualizadas.

3 Principais Desafios Para Otimizar A Logística Industrial

Uma vez que envolve uma série de etapas como aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos, o gestor pode se deparar com alguns obstáculos para otimizar a logística. Abaixo, veja quais são os principais desafios.

1- Controle De Qualidade

O gestor precisa ficar atento a todos os processos para certificar que tudo está saindo conforme o planejado. Se não conseguir acompanhar os procedimentos, ficará mais difícil para ele garantir a qualidade dos seus produtos e serviços.

2- Prestação De Serviços

A empresa precisa assegurar que o cliente receberá o produto certo, na hora certa. O problema é que encontrar mão de obra especializada e experiente nem sempre é fácil.

Além disso, escolher o profissional errado pode ser suficiente para prejudicar a qualidade dos itens e a confiabilidade da marca.

3- Dificuldades Com O Transporte

O transporte é um dos setores mais importantes na logística. Por isso, exige maior atenção e cuidado por parte do gestor.

Fazer o planejamento de rotas e elaborar estratégias para reduzir os custos com combustível é tão importante quanto escolher o prestador de serviço certo. Mas nem sempre sobra tempo e disponibilidade para o gestor executar essas ações.

Como A Logística Industrial Pode Ajudar A Aumentar A Produtividade?

Nessa parte do texto você deve estar pensando que otimizar a logística é complicado demais.

Afinal, exige bastante trabalho, tempo e dedicação constante por parte do gestor. Mas, se dissermos que existe uma forma de você agilizar o departamento e garantir mais produtividade, você acreditaria?

Pois bem, veja abaixo 3 ações que você pode tomar para conseguir isso.

1- Otimizar O Espaço

Quando os produtos são armazenados corretamente, a distribuição e localização dos itens ocorre de forma mais fluida e fácil.

Se você pretende otimizar a sua logística, você precisa certificar que o seu depósito está usando os espaços corretamente e que possui um bom método de gestão de estoque.

2- Reduzir Movimentações Desnecessárias

Outro segredo para otimizar a logística está na objetividade. Ou seja, reduzir as movimentações desnecessárias que tomam tempo e energia do operador.

Quer realmente aumentar a produtividade? Crie uma política dentro da sua indústria para comprar, armazenar e distribuir apenas os insumos necessários.

3- Mapear E Automatizar Processos

A melhor forma de otimizar a logística em uma indústria é por meio da tecnologia. Utilizar um Sistema ERP para mapear e automatizar processos, por exemplo, pode fazer a sua empresa concluir as atividades e os serviços mais rápido.

Também, promover a facilidade do acesso à informação.

BANNER O ERP WebMais automatiza todos os processos da sua indústria

Quais São As Três Atividades De Apoio Da Logística?

Para funcionar corretamente, a logística industrial precisa de três atividades de apoio: processamento de pedidos, manutenção de estoques e transporte.

Processamento De Pedidos

Envolve o planejamento e a verificação das informações de vendas. Por exemplo, ao receber um pedido de um cliente, as informações são registradas e os produtos são separados para envio.

Manutenção De Estoques

Nesta atividade, ocorre a movimentação e organização das mercadorias no estoque. Por exemplo, os produtos são armazenados em locais apropriados, considerando a data de validade, para garantir que os itens mais antigos sejam utilizados primeiro.

Transporte

Também envolve o planejamento junto à execução da entrega das mercadorias. Por exemplo, é feito o planejamento da rota mais eficiente, considerando a proximidade dos destinos e otimizando os custos, como combustível e pedágios.

Qual A Influência Da Logística Industrial No Sucesso Das Empresas?

A logística industrial exerce uma influência significativa no sucesso das empresas. Ela desempenha um papel fundamental na eficiência operacional, na satisfação do cliente e na competitividade no mercado.

Uma logística bem estruturada e eficiente permite que as empresas entreguem produtos no prazo, reduzam custos, otimizem processos e atendam às demandas dos clientes de forma satisfatória.

Além disso, contribui para a colaboração com parceiros da cadeia de suprimentos, possibilita a expansão para novos mercados e fortalece a posição da empresa no mercado.

Ferramentas De Controle E Planejamento Para Otimizar A Logística

Até pouco tempo, a logística era considerada um procedimento demorado e complexo. No entanto, desde que a tecnologia foi inserida nas indústrias, fazer a gestão da cadeia de suprimentos ficou muito mais prático.

Vamos exemplificar com um sistema integrado, como o ERP WebMais, que possui um módulo dedicado à expedição e logística. Com ele, você já pode calcular a sua necessidade de produção, gerenciar por status (saldo e etapas) e as suas ordens de produção.

Não só isso, pode controlar o estoque de matéria-prima e produtos em poucos cliques de qualquer local com acesso à internet. Assim, você gera relatórios de necessidade de compra para otimizar a aquisição de itens e impedir a falta de produtos nas prateleiras.

Também pode avaliar todos os custos do seu processo produtivo, bem como organizar o setor financeiro e automatizar outras rotinas e tarefas burocráticas.

Como Otimizar O Processo Da Logística Industrial?

A otimização da logística industrial traz muitos benefícios por eliminar desperdícios, automatizar tarefas e melhorar o fluxo de dados e materiais. Para isso, basta seguir algumas dicas relevantes.

Mapeie E Automatize Processos

É essencial mapear e compreender os processos existentes na logística industrial. Com um software ERP, é possível visualizar e documentar todos os fluxos de trabalho, identificando pontos de melhoria e gargalos.

Com base nessa análise, há recursos para automatizar tarefas repetitivas, como emissão de pedidos, rastreamento de remessas e gestão de inventário. A automação reduz erros, acelera processos e libera tempo para atividades mais estratégicas.

3 passos para otimizar a logística industrial

Defina Uma Cadeia De Suprimentos De Ponta A Ponta

Use a tecnologia para ter uma visão abrangente e integrada de toda a cadeia de suprimentos. Desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente, o sistema permite monitorar e controlar todas as etapas do processo.

Com isso, é possível identificar gargalos, aprimorar a coordenação entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, melhorar a gestão de estoque e garantir uma logística eficiente e sincronizada.

Otimize Espaço Físico E Virtual

Com recursos de gestão de estoque, a ferramenta ERP ajuda a planejar e controlar o nível ideal de estoque, evitando excessos ou faltas. Além disso, permite otimizar o layout dos armazéns, agilizando o fluxo de materiais e reduzindo tempos de espera.

No espaço virtual, o ERP facilita a troca de informações e colaboração entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos, simplificando processos e garantindo uma comunicação eficaz.

BANNER Todas as informações da sua indústria reunidas em um único lugar: o ERP WebMais

Conclusão

A logística industrial desempenha um papel vital no sucesso das empresas, proporcionando eficiência operacional, satisfação do cliente e vantagem competitiva.

Uma logística bem planejada e executada permite que as empresas otimizem processos, reduzam custos, atendam às demandas dos clientes e alcancem resultados positivos.

Nesse contexto, a utilização de um sistema ERP, como o da WebMais, pode ser uma solução eficaz para otimizar ainda mais a logística industrial.

Para experimentar os benefícios do nosso na otimização da logística industrial, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.

1 Comentário “Saiba O Que É Logística Industrial, Como Funciona E Importância

Deixe um comentário