Equipe verificando o impacto do erp na produtividade dos times

Como um ERP impacta na produtividade da sua equipe?

Imagem de Sanon Matias

Ser produtivo é fazer mais em menos tempo. É utilizar os recursos disponíveis para otimizar processos e produzir em maior escala, com a mesma ou com melhor qualidade, logo, a busca pelo aumento da produtividade da sua equipe é fundamental.

A produtividade hoje é pauta de muitos livros, estudos, pesquisas e principalmente, é objeto de estratégias no meio empresarial.

Todos querem otimizar suas 8 horas de trabalho e produzir em alta performance. Afinal, nosso mundo está cada vez mais complexo, o fluxo de informações é gigantesco e as distrações da internet, dos smartphones e das notificações nunca foram tão latentes no ser humano. É por esses motivos que o debate sobre como alcançar a produtividade está longe de acabar! E as empresas só ganham com isso, aproveitando ao máximo seus recursos físicos, humanos e financeiros.

Mas, para conseguir criar e gerir uma equipe realmente produtiva é preciso que você disponha de algumas ferramentas que auxiliam na otimização de rotinas, tarefas e processos.

E esse é o tema deste artigo! Queremos debater sobre a importância que um software de gestão pode ter na produtividade da sua equipe.

Guia ERP para gestores

Por que se preocupar com a produtividade?

Como gestor, você precisa administrar vários recursos que a empresa dispõe para sua plena operação. Os recursos humanos são um deles! Nesse aspecto existem muitas vertentes para você focar e trabalhar. Mas hoje queremos falar essencialmente sobre a produtividade! Você precisa se preocupar em incentivar e viabilizar alta performance da sua equipe por diferentes motivos, onde o principal deles é o custo!

Se você tem uma equipe de trabalho produtiva você pode otimizar e evitar custos.

Otimizando custos: Com uma equipe de alta performance trabalhando nas tarefas operacionais e gerenciais da sua empresa você otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores, e pode assim agregar tarefas e novos projetos. Ou então dispor de mais tempo para trabalhar em insights no negócio, inovações e mudanças estratégicas que podem influenciar positivamente o crescimento da empresa.

Evitando custos: Com uma equipe mais produtiva e otimizada você evita a necessidade de horas extras ou contratações adicionais, pois podem ser muito onerosas para a empresa.

A relação entre o ERP e a produtividade da sua equipe

Agora vamos falar especificamente sobre como um software de gestão pode contribuir para que você fomente a produtividade na sua equipe, garantindo um ambiente otimizado.

Simplificação de rotinas

Todos sabemos que no dia-a-dia das empresas há muita burocracia, rotinas administrativas que são importantes e até obrigatórias, mas que acabam impactando negativamente na produtividade da equipe e consequentemente da empresa. Mas, nem tudo está perdido! Você pode utilizar um software de gestão para simplificar o processo de trabalho nessas rotinas, tornando-as mais produtivas.

Melhoria dos processos operacionais

Com um software de gestão atuando na empresa, seus processos operacionais se tornam mais claros e documentados. Através da melhoria desses processos, a equipe trabalha de forma mais rápida, tendo mais clareza de como o trabalho deve ser realizado, além de como realizá-lo de forma mais efetiva.

planilha-comparativa-erp-homem-segurando-tablete

Facilidade de acesso à dados e relatórios

Pense no dia-a-dia da sua empresa. Quanto tempo você e sua equipe gastariam em atividades corriqueiras se todos os dados do negócio estivessem distribuídos em pastas, planilhas e arquivos? Pode ter certeza de que seria muito tempo! Imagine a dificuldade em gerenciar cadastros de clientes, fornecedores, controle de despesas, informações financeiras, tudo de forma descentralizada. Nada produtivo! 

Com a utilização de um software de gestão completo sua equipe possui acesso rápido e facilitado aos dados e informações que necessitam para executar suas tarefas no dia-a-dia.

Tomada de decisão mais rápida e precisa

Já falamos nesse post sobre a necessidade de se tomar decisões embasadas em informações sólidas, certo? Mas você sabia que o software de gestão é uma ferramenta decisiva nesse processo? O motivo? Ele provê de forma mais rápida e segura informações gerenciais que o administrador pode precisar para a tomada de decisão no dia-a-dia do negócio.

Com todos esses exemplos práticos acho que ficou bem fácil identificar como um software de gestão pode ajudar sua equipe e sua empresa à simplificarem rotinas, efetivarem processos e, consequentemente, elevar a produtividade do negócio!

Saiba quem são seus melhores colaboradores

Por meio do uso de um ERP, o gestor pode acompanhar as atividades de cada setor, sua performance e rendimento. Falando em departamento de vendas, o acompanhamento pode ser individual, assim, você saberá qual vendedor está se destacando dos demais.

Com esses dados em mãos, a gestão se torna muito mais assertiva. Por exemplo, o gestor pode avaliar as atitudes do colaborador que vem se destacando e utilizar no feedback dos demais ou então pensar em formas de incentivar essa boa performance através de planos de carreiras e outros benefícios.

Com números e informações precisos fornecidos por um software ERP, a avaliação e gestão de uma equipe torna-se menos superficial e mais consistente. Isso, porque baseado-se menos em suposições e mais em dados concretos do dia-a-dia.

erp na nuvem webmais

Mais assertividade nas tarefas da sua equipe

A distribuição das atividades dentro que qualquer empresa é uma tarefa desafiadora. Geralmente os colaboradores recebem, pouca informação sobre as suas atribuições e, muitas vezes, não conseguem visualizar seu papel e como seu trabalho auxilia a empresa como um todo.

Aqui, o uso de um ERP pode ajudar muito na gestão da equipe e das suas atribuições. Assim, quando o gestor definir suas ações, elas serão mais assertivas e estratégicas. Fazendo com que as ações sejam seguidas para atingir um determinado objetivo com mais precisão.

A gestão de equipe só tem a ganhar com a adoção de um ERP. De um lado os gestores, que conquistam mais assertividade e produtividade. De outro, o time, que se sente mais parte de todo o processo.

Se você quer usufruir de todos esses benefícios na sua empresa entre em contato conosco! O ERP WebMais possui todas essas funcionalidades e muitas outras, que com certeza poderão contribuir para que sua equipe alcance a alta performance.

2 Comentários “Como um ERP impacta na produtividade da sua equipe?

Deixe um comentário