Gestão financeira durante a crise: controlando pagamentos e recebimentos

gestão financeira

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância da gestão financeira nas empresas. Boas práticas na administração de recursos podem ser a diferença decisiva entre o sucesso ou fracasso dos negócios.

É por esse motivo que estamos investido na produção de conteúdos informativos, com dicas práticas para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa.

Hoje vamos falar sobre a importância da gestão financeira em períodos de crise. Uma temática muito relevante para o momento que estamos vivendo, onde seus recursos financeiros estão cada vez mais limitados, o acesso à crédito cada vez mais oneroso e a instabilidade do mercado ainda muito presente em todos os setores da economia.

Então, diante desse cenário preocupante, a gestão financeira eficiente pode ser uma grande aliada na manutenção e crescimento das empresas!

 

A importância da gestão financeira na crise

 

Já falamos nesse post sobre a importância de tomar decisões baseadas em informações sólidas e realistas. Quando se trata de recursos financeiros e crise, essa necessidade aumenta exponencialmente! É por isso que as empresas precisam conhecer seus recursos financeiros e o cenário econômico do negócio. Dessa forma os gestores conseguem administrar de forma mais efetiva os recursos da empresa.

Nos pequenos e médios negócios, durante um período de crise muitas vezes os gestores focam seus maiores esforços em vendas. Criam novas estratégias, produtos e soluções pertinentes ao mercado.

Dessa forma, acabam focando boa parte da sua atenção e tempo na área comercial, afinal, ela é o coração da empresa! E isso é ótimo, muitas boas estratégias e inovações se afloram e nascem em momentos de recessão! Porém, algo que não pode ser deixado de lado é o controle financeiro.

A gestão financeira da empresa também é parte vital de qualquer negócio! Afinal, nenhuma empresa sobrevive se gastar mais do que recebe, certo? Mesmo que as vendas sejam exorbitantes!

A conta precisa fechar no fim do mês, de preferência no azul! E é aí que entra a importância de se dedicar, separar tempo, priorizar e, claro, utilizar as ferramentas certas para realizar uma gestão financeira eficiente!

Já falamos aqui, sobre a importância do fluxo de caixa, e como ele pode ser uma ferramenta eficaz na construção da saúde financeira das empresas. Agora vamos falar sobre a importância do controle de pagamentos e recebimentos, com o objetivo de evitar ônus e perdas à sua empresa!

 

Como controlar pagamentos?

 

Controlar e gerir o fluxo de pagamentos do seu negócio é uma tarefa muito importante, e que pode significar a diferença entre um caixa saudável ou uma situação preocupante! É preciso estar atento às despesas e gastos da empresa, seus vencimentos e programar o fluxo de pagamentos, garantindo que haverá recursos em caixa para quitar as contas em dia.

Veja algumas dicas práticas sobre como controlar pagamentos de forma eficaz:

 

  • Conheça e liste seus custos fixos e variáveis: importante tarefa para projetar pagamentos e conhecer os custos da empresa! Já criamos aqui um post sobre a importância de conhecer suas despesas para reduzir custos. Mas, saber onde é investido o dinheiro da empresa vai muito além da tarefa de cortar despesas. Conhecer os custos do negócio significa conhecer qual deve ser a receita mínima da empresa, para que essa atue sem prejuízos.
  • Organize vencimentos: É muito importante que a sua gestão financeira esteja atenta aos vencimentos das despesas e compras. Em primeiro lugar para garantir que haverão recursos para o pagamento das contas na data devida. E esse controle pode ser realizado em parceria ao fluxo de caixa, controlando previsão de recebimentos e pagamento. Mas, é importante estar atento aos vencimentos para evitar ônus desnecessários de juros e multas. Quem nunca esqueceu de pagar uma conta na data e mesmo tendo dinheiro em caixa acabou pagando juros e multas? Se isso já aconteceu com você fique atento!
  • Antecipe pagamentos que oferecem desconto: alguns fornecedores incentivam seus clientes a pagarem suas faturas antecipadamente oferecendo para isso um desconto. Caso você tenha em mãos cobranças que aplicam desconto para pagamento antecipado sugerimos aproveitar esse benefício!

 

Como controlar recebimentos?

 

A gestão dos recebimentos também é tarefa vital para a saúde financeira da sua empresa, independente do seu modelo de negócio. Seja na venda de produtos ou serviços, seja através de encomendas ou vendas recorrentes, é preciso ter controle e conhecer quais serão as entradas de receita no caixa da empresa.

Dicas práticas sobre como controlar recebimentos:

 

  • Controle suas fontes de receita e sua cobrança: Mantenha um controle eficiente das suas fontes de receita. Conheça e controle suas vendas e também os recebimentos dos pagamentos. Para que esse controle aconteça de forma efetiva tenha definido um fluxo de faturamento e cobrança. Especifique as atividades que devem ser realizadas – exemplo: emissão da nota fiscal, emissão do boleto de cobrança, envio dos documentos ao cliente. Defina também como e quando cada uma dessas atividades deve acontecer. Evitando assim que suas vendas e cobranças passem despercebidas pelo financeiro.
  • Não tenha medo de cobrar: Utilize da cobrança como ferramenta para evitar a inadimplência. Muitas empresas atrasam pagamentos, porém muitas vezes isso acontece não por falta de recursos ou por má fé, mas sim por esquecimento e desorganização. Dessa forma fique atento às datas de vencimentos das suas faturas à receber e faça as cobranças quando necessário.

 

  • Use um software ERP: Para controlar seus pagamentos e recebimento, e realizar toda a gestão financeira do seu negócio um software ERP será seu melhor aliado! Conheça todos os benefícios e aplicações do ERP da Webmais e entenda como podemos ajudar sua empresa a ganhar mais saúde financeira, mesmo em meio à crise!

 

Uma das melhores ferramentas para gerenciar o financeiro da sua empresa e controlar pagamentos e recebimentos é o fluxo de caixa! Baixe agora mesmo nosso eBook e aprenda como criar um fluxo de caixa perfeito.

gestão financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *