Melhore seu caixa durante a crise: como usar o estoque para gerar novas oportunidades de venda

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Sabemos que todos os tipos de empresas precisam constantemente gerar novas oportunidades de venda. Para que isso aconteça os gestores e diretores comerciais dedicam seu tempo para definir as melhores estratégias, mapear o comportamento do consumidor e efetivamente construir uma base de oportunidades de negócios que possam ser convertidas em vendas.

 

Promoções, condições especiais e facilidades de pagamento são algumas das formas utilizadas para promover um aumento nas vendas. Porém essas práticas devem ser aplicadas de forma alinhada com algumas informações estratégicas do negócio, garantindo assim a saúde financeira do seu caixa e a capacidade de entrega da empresa.

 

Nesse artigo vamos entender melhor como utilizar o seu próprio estoque para gerar insights e novas oportunidades de vendas. Uma forma criativa de driblar a crise e evitar que produtos acabem ficando parados em estoque, prejudicando as finanças da empresa. Mas, antes de chegarmos às nossas dicas práticas, vamos entender:

 

A importância de manter seu caixa saudável

 

Em momentos de recessão e baixa nas vendas, a diferença entre uma empresa que continua estabilizada e uma que passa por dificuldades pode estar na habilidade de gerenciar o financeiro e manter o caixa saudável.


A prática de controlar operações, estoque e as finanças da empresa – registrando entradas, saídas, despesas e lançamentos futuros – é decisiva para manter o fluxo de caixa no azul, evitando assim o endividamento e suas terríveis consequências.

 

Sabemos que situações adversas no ambiente externo à empresa também podem impactar negativamente no seu caixa. Porém as consequências dessas situações podem ser minimizadas quando a empresa mantém uma gestão financeira consciente e bem planejada.

 

Temos uma séria de conteúdos para ajudar sua empresa a controlar melhor suas finanças e fluxo de caixa. Confira aqui:

 

Blog Post – Gestão financeira durante a crise: controlando pagamentos e recebimentos.

Blog Post – A importância do fluxo de caixa em tempos de crise

Blog Post – Redução de custos na crise: conheça suas despesas para poder controlá-las

Blog Post – 6 Dicas para um fluxo de caixa eficaz

eBook – Como fazer um fluxo de caixa perfeito

 

Aproveitamento de estoque

 

Conseguir minimizar a quantidade de mercadorias em estoque é uma tarefa difícil, porém decisiva em diversos tipos de empresas. Manter um controle de estoque eficiente e com informações confiáveis é parte fundamental para obter um aproveitamento de estoque eficaz.

 

Mas muitas empresas, mesmo utilizando boas políticas de controle e administração do estoque, mesmo conhecendo seu público-alvo e planejando a produção de forma estratégica acabam vivendo a realidade das peças “encalhadas”, itens e mercadorias finais que ficam em estoque e comprometem o fluxo de caixa da empresa.

 

Se você está nessa situação, continue lendo esse post! Queremos te ajudar a reverter o cenário ao seu favor e utilizar o seu estoque atual para gerar novas oportunidades de venda!

Confira nossas dicas:

 

  • Analise o estoque e colete insigths: Antes mesmo de criar promoções e estratégias de venda do estoque vale a pena dedicar um tempo analisando as peças que acabaram ficando de lado. Essa análise pode refletir em insights muito positivos sobre o mercado, o comportamento e preferências do consumidor. Verifique que é possivel identificar um padrão nas peças, tente entende junto com a equipe de marketing o motivo da rejeição. A mercadoria pode não ser bem aceita no mercado por vários motivos como: falta de alinhamento com a marca, preço não condizente com o produto, percepção negativa do consumidor. Reúna a equipe estratégica da empresa e trabalhem para entender se algo deu errado com as peças e como esses erros podem ser corrigidos!
  • Conheça o custo e preço de venda mínimo dos produtos: É importante que o gestor conheça o preço mínimo de venda das mercadorias e que estabeleça uma política de vendas que seja sustentável e saudável para a empresa, financeiramente falando. Realizar promoções, liquidações e redução de preços é uma ótima estratégia para promover o aumento das vendas, porém a redução do preço precisa cobrir os custo e margem de lucro, mesmo que reduzida. Antes de criar campanhas promocionais atente-se à esses detalhes e evite que suas vendas acabem gerando prejuízo.
  • Crie novas oportunidades de venda: Integre as equipes de marketing e vendas, criando um planejamento unificado para promover o giro no estoque. Após coletar os insights na analise das mercadorias e descobrir o melhor preço para a venda é chegada a hora de usar esses recursos para criar as novas oportunidades de venda. Utilize os meios de comunicação digital para promover as ações, aposte no relacionamento vendedor-cliente para divulgar as ofertas e vender para a atual carteira de clientes.

 

Sua empresa pode estar acumulando no estoque uma mina de ouro cheia de oportunidades de vendas. Esse é o momento de planejar com criatividade e inovação como utilizar desses recursos para girar o estoque e manter a saúde financeira da sua empresa!

 

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