Aprenda a montar a melhor ficha técnica de produto

O Que É Ficha Técnica De Produto E Como Fazer Uma

Imagem de Sanon Matias

A ficha técnica de produto é um dos elementos de maior importância para as indústrias. Você sabe como montá-la e quais são os seus benefícios? 

Ela é fundamental para controlar a qualidade dos produtos fabricados pela sua indústria e também para estimar os custos de produção.

No post de hoje, vamos explicar em detalhes o que é a ficha técnica de produto e porque adotá-la. Também vamos ensinar como elaborar uma ficha técnica dos seus produtos. 

Quer ver mais? Então, confira agora no post que preparamos para você!

Depois da leitura, aproveite para colocar seus conhecimentos em prática com o ERP WebMais. A ferramenta oferece, entre outras funcionalidades, o cadastro de ficha técnica de produto. Agende uma demonstração e saiba como funciona.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É A Ficha Técnica De Produto?

A ficha técnica de produto é um arquivo que traz uma série de informações necessárias para produzir um determinado item. Entre esses dados estão:

  • Quantidade de cada material usado nessa produção;
  • Unidades de medida utilizadas;
  • Quais utensílios são usados na produção;
  • Passo a passo para a fabricação do produto. 

Adotar a ficha técnica na sua indústria é algo simples, mas que contribui para padronizar a produção e otimizar a qualidade do que for produzido. Mais para frente, vamos ver em detalhes como fazer para montá-la na sua empresa. 

Agora, você sabe a real importância de fazer a ficha técnica dos itens que você fabrica? É o que vamos ver agora. Acompanhe!

Para Que Serve A Ficha Técnica De Produto?

A ficha técnica de produto é utilizada como uma ferramenta de gerenciamento de informações para ajudar a planejar, desenvolver, produzir e comercializar um produto.

Isso porque o documento descreve as características, especificações e informações importantes sobre o item a ser produzido.

Um bom exemplo são as fichas técnicas da indústria de alimentos. Isso porque a produção de alimentos requer instruções claras e precisas para que cada produto saia com as características inalteradas, como sabor, aparência ou cheiro.

E é claro, a produção de alimentos deve seguir normas rígidas de segurança e qualidade, justamente por trabalhar com produtos que serão ingeridos pelo consumidor.

Sem esse cuidado, é possível que uma falha na produção gere um lote impróprio para consumo, por exemplo.

Ao ter uma ficha técnica bem elaborada, a empresa pode ter maior eficiência no processo de produção e comercialização, além de garantir a qualidade do produto.

O ERP WebMais tem tudo que você precisa para manter a qualidade dos produtos
EXPERIMENTE AGORA

Qual a importância da ficha técnica de produto?

Um dos principais papéis da ficha técnica de produto para as indústrias é garantir a qualidade dos produtos e gerenciar os custos de produção. Além disso, ela desempenha uma função central para planejar o orçamento da empresa e reduzir custos. 

O gestor pode comparar as informações da ficha técnica de produto com dados sobre o faturamento da empresa. Com isso, é possível verificar como os custos de produção se relacionam com a receita do negócio.

Assim, ele consegue tomar decisões a partir dessa análise, como limitar novos investimentos, buscar novos fornecedores ou alterar o preço de venda, por exemplo.

Quais os benefícios da ficha técnica de produto?

Agora que você já sabe o que é a ficha técnica de produto e qual a sua importância, confira 4 benefícios que esse item traz para a sua indústria. Veja a seguir!

1- Padronizar toda a produção

Como a ficha técnica traz todas as informações necessárias para a produção de um item, fica mais simples padronizar a produção. Isso porque o documento também mostra como cada item deve ser preparado e fabricado, unificando o modo de produção. 

2- Controlar a qualidade dos produtos fabricados

Uma produção padronizada resulta na manutenção da qualidade dos produtos, otimizando o processo de controle sobre esse aspecto. Afinal, não haverá diferenças significativas entre itens do mesmo tipo e modelo. 

(Infográfico/Ilustração)

Benefícios da ficha técnica de produto

(Um documento com "Ficha Técnica de Produto" no topo, e os benefícios como checkbox:)

- Produção padronizada
- Produtos com mais qualidade
- Custos de produção otimizados
- Sem perdas na produção

3- Otimizar os custos do processo de fabricação

A ficha traz o valor de cada material envolvido na produção dos itens. Com isso, a indústria consegue otimizar o controle sobre os custos desse processo. Com base nesse tipo de informação, é possível tomar decisões mais inteligentes a respeito dos gastos de produção. 

4- Diminuir as perdas da produção

Como a ficha técnica traz a quantidade de cada item, isso evita o desperdício de material. A consequência é a redução de perdas e diminuição de custos e de gastos desnecessários.

Isso porque a ficha permite saber quanto de cada material precisa ser comprado e estocado para não sobrar, nem faltar. 

A ficha técnica de produto, portanto, contribui para toda a cadeia produtiva de uma indústria. Mas como montar a sua ficha? Veja agora!

Como Montar A Ficha Técnica De Produto?

Viu só como a ficha técnica de produto é fundamental para os processos industriais? Mas não pense que ela envolve uma grande complexidade na hora de ser feita.

Nada disso! Fizemos um passo a passo para ajudar você a montar a sua ficha técnica. Confira a lista:

Passo 1: Anotar tudo aquilo que é usado para fabricar o item em questão. Na ficha, faça uma coluna destinada a essa etapa e não deixe nenhum material de fora: matérias-primas, ingredientes e utensílios, por exemplo. 

Passo 2: Identificar qual material corresponde a cada etapa de produção do item fabricado. Separe os momentos do processo de fabricação de acordo com os itens utilizados em cada etapa. 

Passo 3: Criar um código SKU (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) para cada item

Ele é uma excelente forma de identificar cada um dos materiais, ajudando a organizar e controlar o estoque. Inclua o código em uma coluna à esquerda do espaço destinado aos materiais. 

Passo 4: Estabelecer as quantidades de cada material ou ingrediente utilizado na produção do item e as unidades de medida correspondentes

Aqui, é possível incluir também o valor de cada material. Faça duas colunas à direita daquela dos materiais, uma para a quantidade dos itens e outra para o preço.  

Todas essas informações devem estar presentes no documento para garantir a padronização e a qualidade do produto fabricado.

5 Erros No Processo De Montagem Da Ficha Técnica De Produto

Acabamos de ver um passo a passo para construir a ficha. Mas,embora o processo de construção seja simples, ele é passível de erros.

Então, na hora de montar a sua ficha técnica de produto, é preciso evitar os problemas mais comuns do processo.

Um deles é referente ao preço ou unidade de medida na hora de inseri-los no documento. Preste bastante atenção aos números para não gerar confusão.

Também não deixe de fora da ficha uma matéria-prima só por ela representar um custo muito baixo. Tudo aquilo que é utilizado na produção do item precisa entrar na ficha técnica correspondente, independente do valor ou da quantidade.

Além disso, é muito importante não esquecer de mensurar a mão de obra envolvida no processo de fabricação. 

Como um dos objetivos da ficha técnica de produto é ter controle sobre todos os gastos da produção, nenhum custo pode ficar fora do cálculo.

Afinal, não incluir todos os detalhes pode causar uma diferença importante na hora de avaliar os custos, gerando um problema financeiro para a empresa.

Evite erros na ficha técnica de produto! Conheça o ERP especializado e + completo
Quero otimizar minha ficha técnica

Por Que Ter Uma Ficha Técnica De Produto Em Indústria De Alimentos

Ter uma ficha técnica de produto é importante para uma indústria de alimentos por vários motivos. Ela ajuda a garantir a qualidade, segurança e transparência dos produtos.

Além disso, o documento também fortalece a padronização da sua produção, o controle de qualidade dos produtos e permite a melhoria contínua.

Os clientes também são beneficiados diretamente, já que a ficha garante a segurança alimentar e a transparência do produto e da empresa.

Vamos entender melhor como isso ocorre:

Ajuda Na Classificação Das Etapas

A ficha técnica de produto ajuda na classificação das etapas produtivas das indústrias alimentícias. Isso porque o documento traz informações detalhadas sobre o processo produtivo de cada item.

Dessa forma, é possível entender onde cada matéria-prima será usada, além de onde cada processo deve ser aplicado. Com isso, a gestão entende cada etapa de forma clara e precisa, facilitando a classificação de cada uma.

Organiza Os Processos De Produção

Com as etapas identificadas e classificadas, os processos de produção podem ser organizados com mais precisão. 

É que, ao entender realmente como a produção funciona, a gestão consegue aplicar técnicas e métodos que organizam e otimizam o processo industrial.

E é claro, essa organização também permite outras melhorias, principalmente no resultado da produção. A empresa vai, por exemplo, ter menos problemas com erros ou gargalos, além de perder menos tempo e dinheiro.

Melhora A Gestão De Estoque

Se você sabe o quanto de matéria-prima usa para produzir, e o quanto produz, a sua gestão de estoque é otimizada. Isso porque essas informações permitem entender exatamente quantos produtos estão entrando no estoque após todo o processo produtivo.

Dessa forma, é mais fácil saber quando a produção vai sobrecarregar o estoque, ou quando vai suprir a falta de produtos. 

É claro, apenas isso não é o suficiente para manter o controle de estoque completo, mas são dados que ajudam a entender melhor seu negócio.

Gestão de estoque completa e automatizada com o ERP WebMais
CONHEÇA O SISTEMA

Torna As Compras Mais Objetivas

Vamos recapitular. Até agora, a ficha técnica já ajudou a entender suas etapas produtivas, organizar os processos e otimizar a gestão de estoque.

Então, se você sabe de tudo isso e tem todos os dados relacionados, também saberá o que precisa ser comprado para suprir a demanda produtiva.

Em outras palavras, é possível comprar com mais precisão. Você vai poder comprar apenas o necessário para manter o nível de matérias-primas em dia, sem gerar estoque adicional ou deixar faltar.

Exemplo De Ficha Técnica De Produto

Chegou a hora de conferir um exemplo de ficha técnica de produto. Com ele, você vai conseguir visualizar melhor como esse documento precisa ser, o que facilita a construção das fichas da sua indústria.

Abaixo, temos um exemplo de ficha técnica de produto para indústria de alimentos. Confira:

Exemplo de ficha técnica de produto

Mas, é importante lembrar que esse é apenas um modelo. As fichas técnicas da sua empresa podem variar, de acordo com cada produto.

Gestão completa para indústrias e distribuidoras
CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Agora, você já sabe o que é uma ficha técnica, a importância do documento e como fazer o seu. Então, é hora de colocar o que aprendeu em prática, na sua empresa.

Para facilitar, o ERP WebMais conta com a funcionalidade de cadastro de ficha técnica de produto. Com o sistema, o seu controle desses documentos será mais ágil e preciso.

E é claro, a ferramenta integra a ficha técnica aos outros setores da sua empresa. Assim, toda a produção fica ciente das fichas técnicas, podendo aplicar as instruções de forma prática e agilizando o processo.Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e saiba como o sistema otimiza sua gestão de ficha técnica.

1 Comentário “O Que É Ficha Técnica De Produto E Como Fazer Uma

Deixe um comentário