Feriados 2023

Feriados 2023: Confira O Calendário E Datas Comemorativas

Imagem de Sanon Matias

Consultar os feriados de 2023 vai ajudar você a planejar o seu ano. Dessa forma, é possível se antecipar a essas datas e traçar os planos para a sua empresa considerando esses dias em que não há expediente. 

Para gestores, isso é importante já que a ausência de um dia útil não pode atrapalhar o planejamento de cada mês. Já para o funcionário, esse planejamento prévio ajuda a manter a agenda organizada e a conciliar o trabalho com os momentos de descanso.

Neste artigo, listamos todos os feriados de 2023 para que você possa começar a planejar o seu ano, indicando também quais são feriados prolongados. Acompanhe!

Quais São Os Feriados De 2023?

Em 2023, teremos 12 feriados nacionais. Além disso, diferentemente do que aconteceu em 2022, quando boa parte caiu no final de semana, em 2023 muitos feriados acontecem em dias de semana.

tabela com feriados de 2023

Desses, cinco feriados serão prolongados. Ou seja, um planejamento anual bem acertado exige atenção à essas datas.

Feriados Em Janeiro

O mês de janeiro de 2023 é o único que tem um feriado que cai em um final de semana. Isso porque, o dia 1º de janeiro, feriado de Confraternização Universal, cai em um domingo.

Feriados Em Fevereiro

Fevereiro é o mês do Carnaval. Oficialmente, os feriados são nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira de Carnaval. 

A depender da cidade, no entanto, esse feriado pode ser prolongado. Então, nesses casos, as empresas podem dar meio turno de folga para os seus funcionários na quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro.

Feriados Em Março

Em março, não há feriado nacional. Mas não se esqueça de verificar no seu estado e município se há algum outro feriado e considere essas datas na hora de fazer o seu planejamento anual!

Feriados Em Abril

Já o mês de abril tem dois feriados de 2023 nacionais. Um deles é a Paixão de Cristo, em 7 de abril, data também conhecida como Sexta-Feira Santa. A Páscoa é comemorada no dia 9 de abril, domingo.

Além disso, há ainda o feriado de Tiradentes, que tem data fixa no dia 21 de abril. Mas, em 2023, ele cai em uma sexta-feira.

Feriados Em Maio

O Dia do Trabalhador é o único feriado de maio, sendo que esse feriado de 2023 cai em uma segunda-feira.

Feriados Em Junho

Junho também tem somente um feriado nacional, que é o Corpus Christi. O feriado de 2023 será comemorado no dia 8 deste mês. 

Mas junho também é conhecido por ser o mês das festas juninas, com dias de Santo Antônio, São Pedro e São João. Em algumas cidades e estados, principalmente no Nordeste, algumas dessas datas são feriados regionais.

Feriados Em Julho

Em julho não há feriados nacionais. Mas, como já falamos aqui, é necessário conferir se não há nenhum feriado de 2023 regional antes de planejar o seu ano.

Feriados Em Agosto

Assim como em julho, em agosto também não há feriados nacionais em 2023.

Feriados Em Setembro

Em setembro, comemoramos a Independência do Brasil, no sétimo dia do mês. Então, em 2023, o feriado cai em uma quinta-feira e tem potencial para ser um feriado prolongado.

Lembre-se de que o 7 de setembro é um feriado considerado grande, e é comum que muitos municípios realizem eventos cívicos. Por isso, é importante considerá-lo em seu planejamento para o ano que vem. 

Feriados Em Outubro

No dia 12 de outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mas a data também é conhecida como Dia das Crianças. O feriado de 2023 cai em uma quinta-feira.

Feriados Em Novembro

Novembro é um dos únicos meses do ano com dois feriados nacionais. Isso porque, o dia 2 é o Dia de Finados e, em 2023, a data cai em uma quinta-feira, também com potencial para se tornar um feriado prolongado.

Já no dia 15 do mesmo mês é comemorada a Proclamação da República. A data cai em uma quarta-feira.

Feriados Em Dezembro

Dezembro é uma época de muitas comemorações, mas oficialmente só há um feriado nacional, que acontece no dia 25. 

Em 2023, o Natal será comemorado em uma segunda-feira. A véspera de Natal, dia 24, quando muita gente já comemora a ocasião, acontece em um domingo.

Feriados de 2023 Prolongados

Os feriados de 2023 prolongados são oficialmente aqueles que caem em segundas ou sextas-feiras. Dessa forma, as pessoas conseguem emendar com o final de semana e curtir três dias seguidos de folga. São eles:

  • 20/2 e 21/2 – segunda a terça – Carnaval;
  • 7/4 – sexta-feira – Paixão de Cristo;
  • 21/4 – sexta-feira – Tiradentes;
  • 1/5 – segunda-feira – Dia do Trabalhador;
  • 25/12 – segunda-feira – Natal.

Mas, além disso, quando os feriados caem na segunda ou na terça-feira, algumas empresas ou trabalhadores enforcam o dia útil entre o feriado e o final de semana. Isso prolonga ainda mais o período de descanso. 

Em 2023, não faltarão oportunidades para isso:

  • 8/6 – quinta-feira – Corpus Christi
  • 7/9 – quinta-feira – Independência do Brasil
  • 12/10 – quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida
  • 2/11 – quinta-feira – Finados

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os feriados de 2023 que valem para todo o país, não deixe de pesquisar sobre os feriados da sua região! 

Assim, poderá montar o seu planejamento de 2023 de forma acertada, sem ter o seu trabalho prejudicado por nenhum feriado que foi esquecido!

Deixe um comentário