Empresario analisando qual emissor de nota fiscal escolher

5 dicas para escolher um emissor de nota fiscal

Imagem de Sanon Matias

Se você pretende abrir um negócio ou já está empreendendo, sabe que há vários desafios diários, certo? O maior de todos é manter a empresa legalizada. Por isso, escolher o emissor de nota fiscal ideal é tão importante!

Sabemos que nosso país é bem rigoroso com as leis tributárias e fiscais, isso faz com que as empresas necessitem de um bom planejamento, o que demanda tempo! Para que os empreendedores não percam tempo emitindo notas fiscais ou resolvendo questões burocráticas desnecessárias, é importante realizar a escolha correta de emissor de nota fiscal.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para te ajudar a escolher o emissor de nota fiscal que mais se adeque às suas necessidades, para agilizar seu dia a dia.

Vamos lá?

Dica 1 – Pesquisa

A palavra-chave da nossa primeira dica é pesquisa. Antes de qualquer contratação de um emissor de nota fiscal ou mudança para outro serviço, é muito importante que você procure conhecer a fundo o software e a empresa por trás dele. Analise as opções de mercado no Google, encontre referências sobre o assunto e, é claro, sobre a empresa e seus serviços. Afinal, é de extrema importância você contratar algo que atenda todas as suas necessidades e expectativas. Nada melhor do que uma indicação amiga antes da compra, não é mesmo?

Dica 2 – Comparação

Outro ponto importante nessa escolha é comparar as funcionalidades e os preços. Muitas vezes, aquele barato pode nos sair bem caro. Por isso, durante essa pesquisa de mercado observe todos os itens disponibilizados e faça as seguintes perguntas: Meu software será instalado ou 100% web? Haverá treinamento e suporte técnico e como ele será? Vou ter um limite para emissão de notas fiscais? Sempre terei um backup de todas as informações?  Como serão as atualizações de sistema e legislação? Meu emissor de nota fiscal vai fornecer relatórios de vendas e notas emitidas? Pode não parecer, mas essas funcionalidades farão a diferença no seu dia a dia e trarão muita praticidade para sua empresa.

Dica 3 – Backup

Esta dica está ligada as utilidades e questionamentos que citamos acima, e ela é de grande importância na hora de escolher seu software. É preciso que você verifique como é realizado o backup dos arquivos XML. Sim, isso mesmo! É necessário que a sua empresa sempre mantenha armazenados todos os arquivos XML das notas fiscais que emite e recebe. Por esse motivo, é de extrema relevância que seu emissor de notas fiscais te auxilie com esse processo. Se você mantém um arquivo dos XMLs das notas emitidas por prazo indeterminado, evita perdas e problemas com o fisco.

sistema de gestao financeira

Dica 4 – Forma de acesso

Quando for escolher seu software você irá encontrar opções que serão instaladas no seu computador e outras 100% online. Nesse quesito a nossa indicação é um programa 100% em nuvem. E nós vamos te explicar o porquê dessa escolha. Facilidade é a principal vantagem, pois você poderá acessar o emissor de qualquer computador com acesso à internet. Ou seja, mesmo viajando ou trabalhando em home office, você terá acesso ao emissor e poderá assim incluir as notas necessárias. Afinal de contas, praticidade é o que mais precisamos hoje em dia.

Dica 5 – Suporte técnico e treinamento

A dica 5 também estava entre as nossas perguntas básicas. Meu software terá suporte técnico e treinamento? Pode não parecer, mas esse detalhe é um dos mais essenciais. Isso é o que vai garantir tranquilidade para você e sua equipe de colaboradores caso surja alguma dúvida durante o processo de treinamento ou até mesmo depois que já estejam utilizando o software. Você sempre terá um auxílio que vai garantir a usabilidade do produto contratado em qualquer momento.

Gostou das nossas dicas? Espero que tenhamos te ajudado! Esses são os pontos essenciais que você deve avaliar com cuidado na hora de contratar seu novo emissor de nota fiscal. Siga nossas orientações e assim você escolherá o melhor software para sua empresa.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das nossas novidades. Mas antes de sair, aproveite e conheça o Emissor WebMais, uma solução desenvolvida para facilitar o dia-a-dia das empresas e descomplicar a emissão de notas fiscais. O Emissor de NF-e WebMais conta com:

  • Emissão ilimitada de notas;
  • Acesso web;
  • Suporte técnico ilimitado;
  • Treinamento online;
  • Acesso a conteúdos de mudança de legislação;
  • Backup de todas as informações.

Solicite agora mesmo seu acesso e encontre a solução que sua empresa precisa! O Emissor Webmais é uma ferramenta que conta com todas essas características e que cabe no orçamento da sua empresa, não perca tempo e venha nos conhecer. Conheça também nosso Emissor Pro, que além de todos os benefícios do emissor ele automatiza os cálculos de impostos para você!

Deixe um comentário