Configuração de Certificado Digital

A configuração de certificado digital ganhou um componente novo 1 que vai tornar este procedimento mais simples aos usuários. Antes de detalhar ele, vamos falar de dois recursos novos deste processo que irão ajudar a lembrar a data certa para atualizar o certificado digital: as notificações e emails de aviso de expiração.

 

Clique na imagem para ver detalhadamente

Para deixar o usuário ciente do prazo de expiração, ele receberá um email e uma notificação na barra de ferramentas do sistema em cada uma das seguintes datas:

 

  • 30 dias antes da validade do certificado digital expirar
  • 15 dias antes da validade do certificado digital expirar
  • 5 dias antes da validade do certificado digital expirar
  • No dia em que o certificado digital expirar
  • Um dia após o certificado digital expirar

 

Dessa forma o usuário tem um prazo razoável para se programar e renovar o certificado da empresa sem correr o risco de ficar sem emitir NFe por estar com o certificado digital expirado.

Além dos lembretes de expiração do certificado, as telas de cadastro de NFe contam com o componente de disponibilidade de emissão de NF-e. Este novo componente primeiramente tem função de informar qual a disponibilidade para emissão de notas fiscais com a empresa selecionada logo no acesso a tela. Os critérios para emissão são: validade do certificado digital, disponibilidade do servidor SEFAZ e disponibilidade do servidor de NF-e.

Com formato de botão, o componente pode se apresentar de 3 formas:

  • Verde: todos os requisitos estão disponíveis e o usuário pode autorizar a NFe.

 

  • Amarelo: certificado vence em 30 dias ou menos, mas o usuário ainda consegue autorizar a NFe.

 

  • Vermelho: certificado está vencido ou algum servidor está com dificuldades, neste caso o usuário sabe que não consegue autorizar a NFe antes mesmo de emiti-la.

 

Ao clicar no componente, é exibido o detalhamento da condição dos três requisitos de disponibilidade. Os ícones ao lado de cada um informam seu status individual, os itens “Certificado digital” e “Servidor SEFAZ” são clicáveis, contendo detalhamentos.

 

Ao clicar no item Certificado Digital o usuário tem acesso a Configuração de Certificado Digital. Nele são exibidos os dados e situação do certificado configurado 2 na empresa, também três procedimentos possíveis 3: carregar um novo certificado, adquirir um certificado ou fazer download do certificado instalado.

 

O mais simples deles é o download do certificado. Se houver a necessidade de usar o certificado atual, basta selecionar esta opção que no passo seguinte sua senha será solicitada para liberação do download.

 

A segunda opção serve para quem precisa adquirir um novo certificado. Com tantas opções no mercado sabemos que a decisão de onde comprar um certificado digital nem sempre é fácil. Para facilitar esse processo, oferecemos uma listagem com as entidades mais conhecidas e confiáveis para aquisição de um certificado.

 

Já selecionando a opção “Já possuo um novo certificado e quero carregá-lo”, você pode realizar a atualização do certificado digital com agilidade e praticidade. Esta opção é muito útil para quem entra em contato com a equipe de suporte para solicitar auxílio na atualização do certificado digital. Com uma tela objetiva, basta informar os dados solicitados, carregá-los para validar as informações e em seguida fazer o envio do novo certificado.

 

Importante destacar que a cada passo que você der neste processo teremos sempre acesso a conteúdos de ajuda para tornar sua tarefa o mais fácil possível.

 

Ainda ficou com dúvidas sobre essa atualização no ERP WebMais? Então dê um play no vídeo abaixo sobre essa nova melhoria:

 

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