Como vender mais para atuais clientes

como vender mais

Todos precisamos vender mais, certo? Se você não precisa, pode abandonar esse artigo por aqui! E, parabéns, sua empresa é uma espécie muito rara, sobrevivendo tranquilamente num dos mundos mais hostis, o mundo dos negócios!

Empresas precisam vender mais para ampliar suas atividades, investir em inovação e estrutura. Lucrar mais ou até mesmo para simplesmente sobreviver, em especial durante tempos de crise e incertezas.

Em qualquer um dos cenários destacados acima, quando é preciso ampliar as vendas, várias estratégias são colocadas em prática: promoções, eventos, prospecção ativa, investimentos em propaganda e marketing. Mas, muitas empresas esquecem de focar num ponto-chave para o crescimento: vender para atuais clientes!

Portanto, entendendo a necessidade de falarmos e debatermos sobre esse tema criamos esse artigo, e esperamos que ele possa ser muito esclarecedor!

 

Vantagens de vender para atuais clientes

 

Empresas deixam de focar nas vendas para atuais clientes por variados motivos. Muitas delas acabam dispensando tanto tempo bolando estratégias de abertura de mercado e geração de leads que esquecem de praticar o relacionamento com seus atuais clientes, perdendo assim grandes oportunidades de venda.

A principal vantagem de vender para atuais clientes é que o CAC (custo de aquisição de clientes) dessas vendas é expressivamente menor, comparado à abertura de novos clientes. Isso acontece pois o atual cliente já conhece sua empresa, seus produtos e serviços, e você já tem em mãos os dados e informações que necessitar. Em muitos casos a venda pode até mesmo ser fechada remotamente, sem que você tenha muitos custos atrelados ela.

Outra vantagem é que o tempo de fechamento também é menor. Por já conhecer você como fornecedor, seu atual cliente não precisa criar confiança e ser convencido dos benefícios de trabalhar com a sua empresa. A percepção dele quanto ao seu negócio já foi construída, e nesse caminho, se a experiência está sendo positiva, muitas objeções à compra caem por terra.

Além disso podemos citar também que o esforço de pós vendas para um cliente recorrente é significativamente menor do que para um novo clientes. Principalmente para produtos ou serviços que demandam esforços de implementação ou assessoria após a venda.

 

Como vender para atuais clientes

 

O desafio agora é criar técnicas e maneiras de ampliar as vendas na sua carteira de atuais clientes, beneficiando-se das vantagens que já citamos, conquistando estabilidade e crescimento, com menor esforço da sua equipe comercial e CAC reduzido.

 

Alguns pontos chave para vender para atuais clientes:

 

Construa uma imagem positiva junto ao cliente: Você pode ter o melhor produto, a melhor proposta e vantagens incríveis para o seu cliente mas, se ele tiver uma percepção negativa da sua empresa, nada disso vai adiantar na hora de tentar uma nova venda.

 

Por isso, tome alguns cuidados:

 

  • Atendimento: valorize o atendimento! Prepare sua equipe para atender com excelência e realmente encantar o cliente. Um atendimento exemplar cativa e pode ser um ponto decisivo na hora de conquistar novamente seu atual clientes.
  • Cumpra o que prometeu. Cumpra seus prazos. Entregue o que foi contratado. Não minta nem “enrole” o cliente. Essas práticas não vão resolver uma situação de crise e só vão acabar manchando a imagem da empresa. Caso não consiga cumprir com o acordado seja transparente e profissional com o cliente. Muitas vezes, mesmo não conseguindo entregar o que foi prometido, uma postura profissional e dedicada por salvar sua relação com o cliente.
  • Seja pró-ativo! Aprenda e ensine seu time à perceber e antecipar as necessidades do cliente. Ofereça soluções que podem trazer resultados positivos para o consumidor e ainda venda no processo!

 

Foque no relacionamento: seja visto, para ser lembrado! A internet chegou para facilitar, e muito, o relacionamento entre empresas. Utilize essa ferramenta poderosa para se relacionar e ser relevante para o seu cliente. Comunicando lançamentos, novidades, inovações, ofertas especiais e soluções que podem impactar positivamente o seu negócio.

Manter um bom relacionamento com seus atuais clientes é a chave para vender mais para eles! Instaure no seu negócio uma cultura de relacionamento.

 

Eis algumas ferramentas que você pode usar:

 

  • Redes sociais: utilize de conteúdos relevantes para engajar seus atuais clientes e cultivar um relacionamento mais estreito com eles através dessas mídias.
  • E-mail marketing: esteja presente na caixa de entradas dos seus clientes! Envie campanhas interessantes, novamente foque em conteúdo, e utilize essa ferramenta para reter seus clientes.
  • Time comercial: traga o relacionamento para um nível mais pessoal! Crie, junto à sua equipe de vendedores, uma cultura de relacionamento. Determine meios e formas da equipe comercial entrar em contato com a base de clientes, não meramente para oferecer novas soluções, mas sim para estabelecer um relacionamento. Entender dores e dificuldades dos clientes, e assim conseguir ampliar e vender mais para estes.
  • CRM: contar com um software de CRM é fundamental para conhecer as necessidades e peculiaridades da sua base de clientes. Também já falamos aqui como ele pode ser usado para gerar novas oportunidades de negócios. Utilize essa ferramenta com maestria, mantendo as informações atualizadas e relevantes!

 

Crie estratégias focadas em vender para atuais clientes

 

Dedique tempo para entender as necessidades de seus clientes e fornecer à eles soluções que venham de encontro à essas necessidades. Reúna a equipe comercial e de marketing e criem juntos estratégias voltadas à venda para atuais clientes.

 

Você pode usar variadas ferramentas para incentivar a nova compra ou ampliação do contrato, como:

 

  • Condições especiais para atuais clientes.
  • Lançamentos exclusivos.
  • Planos de upgrade para atender melhor a necessidade do cliente.
  • Promoções especiais para lançamento de coleções e novos produtos.
  • Ampliação de serviços com benefícios exclusivos.
  • Criar pacotes de serviços complementares.

 

Existem diversas formas de cativar seu atual cliente e conquistar um crescimento nas vendas ampliando o fornecimento para a sua base.

Utilize de criatividade e inovação para encontrar as estratégias e ferramentas que irão atender da melhor forma as suas necessidades!
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