mulher negra realizando a automatização dos pagamentos da sua empresa

Automatização de pagamentos: pague sem sair do seu ERP

Imagem de Sanon Matias

Quando falamos em sistemas de controle de pagamentos, algumas empresas ainda utilizam a boa e velha planilha. Elas realizam tudo de forma manual, tornando o trabalho mais demorado e suscetível a erros. Por conta disso, já existem organizações investindo na automatização dos pagamentos bancários integrados ao próprio software de gestão, permitindo a quitação de boletos sem ter a necessidade de sair do sistema.

Estas automatizações geram muitos benefícios que facilitam e agilizam o dia a dia da rotina financeira da empresa, por isso são uma grande tendência no mundo dos negócios. Dentre as inúmeras vantagens, ela diminui a chance de erro humano durante todo o processo de pagamento e garante uma maior eficiência do setor de contas a pagar.

Além disso, a automatização dos processos financeiros permite ao gestor aproveitar os talentos disponíveis para atividades mais rentáveis para as companhias. A implantação desta tecnologia que eleva a performance da sua equipe é muito simples, desde que você priorize a busca por um parceiro confiável, com experiência no setor e ofereça uma boa relação custo-benefício.

capa-ebook-redução-da-inadimplência

Como funciona a automatização de pagamentos?

A automatização dos processos de pagamento consiste na integração eletrônica dos sistemas internos, como o controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, e externos, como os serviços bancários, permitindo um controle total das entradas e saídas financeiras de sua empresa.

Uma das formas mais seguras hoje em dia de se realizar os pagamentos é através do meio digital. Ele permite mobilidade e comodidade para que você autorize e realize o pagamento de boletos da sua empresa a qualquer hora e qualquer lugar.

O funcionamento desta ferramenta é bastante simples, já que ela concilia sua agenda de pagamentos, realizando o controle, rastreio e autorizando os pagamentos diretamente pelo seu sistema de gestão empresarial. Viu como esta solução vai te fazer ganhar tempo e eficiência?

Benefícios da automatização de pagamentos

Os sistemas de pagamento automatizados possibilitam muitos benefícios para todas as empresas, independente do seu segmento e tamanho. As vantagens passam por vários aspectos do seu negócio, desde o financeiro até a questão de sustentabilidade.

Listamos abaixo algumas vantagens que vão fazer você querer automatizar seu setor de contas a pagar:

  • Autorização de pagamentos de fornecedores e tributos que tenham código de barras;
  • Gerenciamento do fluxo de alçadas e autorizações;
  • Consulta ao resumo ou detalhamento de lotes para autorização dos pagamentos;
  • Geração de comprovantes de pagamentos com autenticação bancária no dia seguinte ao processamento do banco;
  • Visualização das ocorrências de retorno na solução;
  • Gerenciamento das contas de diferentes bancos em um único ambiente.

Além destes benefícios, separamos mais 3 razões para você investir em um software que permita a automatização de pagamentos diretamente no sistema de gestão.

Operações financeiras mais precisas

Como ninguém é livre de erros, a forma mais segura de reduzir as falhas é por meio do investimento em tecnologia. E com o processo de pagamento não seria diferente, não é mesmo?

As empresas que realizam seu controle de contas a pagar em planilhas ou até mesmo em papel, tendem a cometer mais erros comparando com as que utilizam meios de pagamentos online. Com isso a melhor opção para o seu negócio é o uso de um software único, que integre tanto gestão como os pagamentos.

Assim, os erros serão minimizados, pois a interferência manual será pequena, fazendo com que a eficiência de trabalho aumente e deixando seu controle sobre todas as transações mais eficaz.

Aumento da competitividade

Realizar o controle do seu contas a pagar de forma manual é demorado e complicado. Porém, com o uso de um sistema automatizado de pagamentos, não haverá mais confusões nos seus controles internos e externos. Como no fluxo de caixa, nos prazos de pagamento, no recebimento de quitações e nas contas de verificação do faturamento.

Automatizando e padronizando processos, você tem uma maior facilidade na leitura e controle das suas cobranças, centraliza o recebimentos das informações. Ainda viabiliza uma comunicação clara e rápida com os seus parceiros, garantindo assim que você mantenha seu foco na gestão da sua empresa e não em processos operacionais.

Redução de custos

Ao contrário do que muitos pensam, principalmente as micro e pequenas empresas, a adoção de um sistema de gestão completo não possui um custo expressivo. Se pensarmos em todos os benefícios, certamente não há dúvidas que vale muito a pena!

Reduzindo os erros e agilizando os seus processos, você está reduzindo custos, já que vai deixar de ter um retrabalho em alguma atividade que não foi feita da maneira correta.

Se você contar com um sistema que integre todos os setores da empresa, como a gestão financeira, produção, estoque e expedição. Você terá todas as informações do seu negócio de maneira rápida e ágil, facilitando sua tomada de decisão.

Com o ERP da WebMais você garante que toda a gestão do seu negócio seja integrada. Além disso, conta com o pagamento eletrônico no seu módulo financeiro, onde todos os valores em aberto para liquidação são enviados automaticamente ao banco, sendo necessário apenas um clique para autorização e liquidação automática no sistema, reduzindo tempo e retrabalho.

Vamos trabalhar juntos?

Deixe um comentário